Tupãenses são destaque em campeonato brasileiro de Soroban

No último dia 6, alunos da Academia de Soroban Número Amigo participaram, na capital paulista, do 62º Campeonato Brasileiro da atividade, utiliza um ábaco japonês para a realização de cálculos em grande velocidade. O campeonato mobilizou estudantes de todo o Brasil e é considerado um dos mais importantes da América Latina.

Entre os tupãenses, um dos grandes destaques foi Fernanda Akie Iwami Saito conquistou o 1º lugar na Prova Geral do 1º Grau, maior pontuação no Cálculo Mental da Prova Geral do 1º Grau, maior pontuação na Adição e Subtração da Prova Geral do 1º Grau, 1º lugar no Flash Anzan Turma A, 2º lugar no Ditado de Soroban Turma A, 2º lugar no Ditado de Cálculo Mental Turma A, conquistando assim o troféu transitório de Melhor Aluna da Turma A.

Além dela outros tupãenses se destacaram: Rafael Yugo Hashimoto garantiu o 3º lugar na Prova Geral do nível Dan, 1º lugar no Flash Anzan Turma Dan e 1º lugar no Ditado de Cálculo Mental Turma Dan. Já Mariele Nami Kano Abe obteve o 3º lugar no Ditado de Soroban Turma A e Rafael Zanello Manzano ficou em 6º lugar na Prova Geral do 8º Grau.

Nas semanas que antecederam o campeonato, os treinos foram intensificados visando a obtenção de bons resultados, segundo informou a professora Samira Tanaka. Ela celebrou as conquistas dos alunos de Tupã.

“Nossos estudantes fizeram uma ótima participação no Campeonato Brasileiro obtendo assim um ótimo desempenho. Eles treinaram bastante para esse dia e colheram os frutos de toda a dedicação e determinação que foram acompanhados pela nossa professora Tamy que cuida da unidade física de Tupã”, ressaltou Samira.

Número Amigo

A unidade do Número Amigo Academia de Soroban, em Tupã, funciona na Sede da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT), que fica na Rua Joaquim Abarca, 916. Para mais informações, os interessados em aprender esta técnica de cálculo, que estimula o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, podem entrar em contato através do telefone (14)99818-4015.

O soroban, nome dado ao ábaco japonês, é um instrumento tradicional de cálculos matemáticos desenvolvido no Japão, que se originou a partir do suanpan (ábaco chinês), introduzido da China no final do século XVI.

Antigamente, saber manejar o soroban era uma habilidade essencial para os trabalhadores de escritório. Porém, com a popularização dos computadores e a proliferação das calculadoras eletrônicas, a demanda pelo soroban diminuiu bastante. Apesar disso, o instrumento ainda é utilizado no Japão, principalmente nas escolas, devido aos benefícios que proporciona como ampliação da capacidade de concentração, raciocínio lógico e cálculo mental.

O ábaco japonês, que tem por objetivo realizar contas com agilidade e perfeição, permite efetuar operações como adição, subtração, divisão, multiplicação e extração de raízes quadrada e cúbica, sendo possível trabalhar também com números decimais e negativos.

“Acostumados a utilizar as calculadoras eletrônicas, muitas pessoas olham com desconfiança a eficácia desse simples instrumento japonês. Mas, ao entendermos um pouco sobre este tradicional objeto, descobrimos que ele é uma poderosa ferramenta matemática”, destaca a professora da unidade tupãense da Academia Número Amigo, Tamy Saito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.