Saúde visita domicílios para imunizar crianças contra a poliomielite em Tupã

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou busca ativa por crianças que não receberam a gotinha contra a poliomielite. A ação visa aumentar a cobertura imunológica da campanha, que termina neste domingo (30).

Cerca de 89% do público-alvo na faixa etária até 5 anos aderiu à vacinação, mas para que mais de 95% da população apta a receber a dose esteja imunizada, o Departamento de Vigilância em Saúde adotou uma nova estratégia.

As equipes do setor Vigilância Epidemiológica, com suporte dos profissionais da Atenção Básica, realizaram um levantamento com os endereços de crianças não vacinadas.

Com a vacinação domiciliar, o município visa evitar a reintrodução da paralisia infantil no cenário da saúde pública, visto que a doença foi considerada erradicada no Brasil em 1994.

Conforme o Ministério da Saúde, existem duas vacinas disponíveis na rotina dos serviços de saúde: a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável; e a vacina oral poliomielite (VOP).

O esquema vacinal preconizado é composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.