Pesquisar
Close this search box.

PM Ambiental comemora Semana do Meio Ambiente com ações nas escolas e outras atividades

Escolas de Quintana e Iacri receberam equipe da Polícia Ambiental da Base Operacional de Tupã

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental está realizando diversas atividades de conscientização e preservação durante a semana de 2 a 5 de junho de 2022, com o objetivo de desenvolver ações de policiamento ambiental, mediante planejamento próprio, voltadas a combater infrações ambientais e promover ações ligadas a restauração ecológica.

Atividades de Educação Ambiental

Uma das ações da Polícia Ambiental é a presença em escolas com palestras e atividades de plantio de mudas e restauração ecológica de áreas especialmente protegidas em todo o Estado de São Paulo.

O 2° BPAmb – 4a Cia – 1° Pel – Base Operacional de Tupã empenhados com as ações, estiveram nas escolas das cidades de Iacri e Quintana.

Em Iacri, a equipe da Polícia Ambiental visitou a Escola Municipal de Ensino Estadual Sylvio de Giulli. O público envolvido foram adolescentes do ensino médio, professores e colaboradores da escola, totalizando 66 pessoas – 48 adolescentes e 4 adultos.

Já em Quintana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Neide Aparecida Sobreiro Lisboa reuniu 124 pessoas – 112 crianças e 12 adultos.

Durante as atividades, foi destacado a importância da Fauna e Flora para um ambiente ecologicamente equilibrado bem como as consequências da interferência do ser humano no meio ambiente em que vivemos.

Operação Semana do Meio Ambiente

Dentre as ações da Polícia Militar Ambiental se destaca também a “Operação Semana do Meio Ambiente”, com o emprego de seus cinco Batalhões operacionais, em todo o Estado de São Paulo.

Foto Arquivo – PM Ambiental

Os policiais militares ambientais intensificarão as ações do policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais (prevenção às queimadas, pesca predatória, desmatamento, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma) e também farão vistoria nos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), em áreas com relevância ambiental, principalmente de mananciais, já autuadas pelo policiamento ambiental, onde os responsáveis se prontificaram administrativamente a recuperar o dano causado ao meio ambiente. Sendo uma das formas da Polícia Militar Ambiental colaborar com a preservação dos recursos hídricos.

Uma Só Terra

Neste ano, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com o tema “Uma Só Terra”, a celebração destaca a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das escolhas individuais, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais sustentáveis. “Uma Só Terra” foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972, e 50 anos depois, ainda é de grande importância – o Planeta Terra é único e proteger seus recursos naturais e garantir o meio ambiente sustentável para as presentes e futuras gerações está na missão primordial da Polícia Militar Ambiental, solidária a toda a humanidade.

“É a Polícia Militar Ambiental na vanguarda do combate ao aquecimento global, por meio da conservação da biodiversidade alinhada ao desenvolvimento econômico sustentável”.


Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.