APAE TUPÃ completou 54 ANOS neste domingo  

Em 22 de maio de 1968, no Centro pedagógico São Lucas, iniciou-se um trabalho educacional de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas na cidade de Tupã, atendendo a vinte alunos. Em 26 de abril de 1972 foi realizada assembleia geral com finalidade de extinção do Centro Pedagógico São Lucas, e,  eleição da Diretoria e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupã, sociedade civil de caráter assistencial, filiada a Federação Nacional das APAEs. 

As APAE’s são a maior rede de atendimento integral à Pessoa com deficiência, de caráter assistencial, prestando serviços também nas áreas de educação e saúde, objetivando a inclusão social e a qualidade de vida dos atendidos. Com a responsabilidade de garantia de direitos, orientações, encaminhamentos e atendimentos especializados.

 A APAE de Tupã, presta serviço nas áreas de educação, saúde, assistência social e residência inclusiva. Atualmente, atende mais de 200 pessoas com deficiências e suas famílias, sendo que 120 se encontram em situações de riscos e vulnerabilidade social, necessitando do serviço do setor de assistência social da entidade, que através de parcerias com a população e celebração de Termos de Colaboração com órgãos públicos, contribuem para que essas pessoas saiam de um contexto de invisibilidade social e conquistem espaços na sociedade.

A residência inclusiva é um serviço de acolhimento para jovens e adultos com deficiência no âmbito de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

O setor de saúde da APAE-Tupã, trabalha reabilitando vidas.

“Acreditamos muito no papel social da instituição, na busca pelos direitos da pessoa com deficiência, reabilitar é preservar o direito ao acesso a saúde de qualidade, e é justamente pensando neste panorama que edificamos o nosso trabalho diário”, confirma Marco Sobhie,  presidente em exercício da Apae Tupã.

Enquanto equipe/família, procuramos olhar a pessoa com deficiência de forma global, auxiliando-a  encontrar caminhos para a recuperação ou aquisição das habilidades, possibilitando assim, melhora da  qualidade de vida, e, consequente,  realização pessoal. 

A educação é um espaço de grande relevância, estruturada que contribui para transformação fundamental e estratégica de ações inovadoras que foram possíveis com parcerias fundamentais e prioritárias transformando sonhos em realidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.