Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Tupã lança ações e promete “boom” na economia e turismo. Veja detalhes

A prefeitura realizou na noite desta quinta-feira, o lançamento de novas ações para o desenvolvimento econômico e turístico de Tupã. A noite foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Wagner Luques, que parabenizou a prefeitura por apoiar e ouvir o conselho.

Ele também destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico da cidade e falou sobre o potencial turístico, sobretudo do distrito de Varpa, que comemora seu centenário neste ano.

“Nessa administração, nós estamos tendo uma projeção gigantesca, estamos sendo ouvidos. E acreditar no turismo é acreditar no nosso futuro; e Tupã tem tudo para se transformar em uma grande estância, uma grande potência em termos de turismo”, afirmou Luques.

O presidente do Comtur também chamou para fazer uso da palavra, o pastor Benjamim William Keidann, presidente da Associação Batista Leta do Brasil, que convidou todos para o Congresso Batista Leto, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho, no distrito de Varpa.

O evento também destacou que além do incentivo do poder público, a iniciativa privada também é extremamente importante para o desenvolvimento turístico. Representando os empreendedores do setor, Aky Takano e Mariana Ikeno, do Eco Thermas de Tupã apresentaram o plano de investimentos do parque aquático e ressaltaram a importância do apoio da prefeitura para a viabilização do empreendimento.

Eles também apresentaram dados de cidades que fortaleceram o potencial turístico graças a investimentos em parques aquáticos como Olímpia e Caldas Novas, em Goiás e como esses investimentos impactaram no desenvolvimento econômico dessas cidades.

Já o secretário de Gabinete e Turismo, Duda Gimenez, apresentou uma prestação de contas sobre os recursos liberados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) e destacou que a atual administração tem atuado de forma que os recursos do turismo sejam efetivamente empregados para o desenvolvimento turístico da cidade.

Ele também abordou as obras que atualmente estão sendo executadas com esses recursos, como a revitalização do Country Clube, a implantação da ciclovia na avenida Marechal do Ar Eduardo Gomes, além de obras que serão iniciadas, a revitalização da Praça da Bandeira, com a reforma da fonte luminosa, regularização e melhorias no Museu do Tropeiro, a reforma do Museu de Varpa e reforma das piscinas do Country.

Duda também apresentou os projetos para a verba do DADE de 2022, como a revitalização do Bosque da Varpa, ampliação do Parque Ecológico, instalação do sistema de som e iluminação do Teatro Municipal.

O secretário de Gabinete e Turismo também anunciou parceria com a Unesp de Tupã, que possibilitará a execução de um projeto de extensão universitária “Regastando a relação da Comunidade com os Corpos Hídricos”, que será coordenado pelo professor  Raul Andres Martinez Uribe, com ações de educação ambiental nos corpos d’água em condições de visitação pública.

Desenvolvimento Econômico

Mostrando que a geração de empregos e renda é outra prioridade da prefeitura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, falou sobre os vários serviços de apoio aos empreendedores que já são oferecidos pela prefeitura, como Banco do Povo, Sebrae Aqui, Sala do Empreendedor, Incubadora de Empresas, Escola do Senai, entre outros.

Ele agradeceu o apoio do prefeito Caio e do vice Renan, que tem oferecido todas as condições para o desenvolvimento dos trabalhos e ressaltou a necessidade da comunidade tupãense acreditar e colaborar com as ações públicas visando incrementar a economia local. “Estamos tendo todas as condições para trabalhar e estamos buscando todo o possível, mas precisamos que a população acredite que a união entre poder público e iniciativa privada pode realmente melhorar a nossa economia e nossa realidade”, afirmou.

A gerente regional do Sebrae de Marília, Juliana Lisboa, elogiou a parceria entre Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e prefeitura, que possibilitou a instalação e manutenção do posto Sebrae Aqui, que somente no ano passado realizou mais 8 mil atendimentos e capacitou mais de 200 empresários em tecnologia e inovação.

Ela também revelou que a prefeitura e o Sebrae acabaram de firmar parceria para a implantação do projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, que neste ano capacitará mais de 1 mil crianças em Educação Empreendedora. Juliana também anunciou, em primeira mão, que o Sebrae também realizará projeto de capacitação com foco no turismo, com objetivo de qualificar todos os setores ligados ao turismo.

A Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit) também participou da solenidade através da vice-presidente Tatiana Evaristo. Ela falou sobre falou dos desafios da nova diretoria, que assumiu a entidade há menos de 60 dias e agradeceu o apoio que vem recebendo da administração municipal.  “A gente só tem a agradecer a parceria da prefeitura. Já conseguimos realizar muitas coisas e tem muito pela frente. O calendário de eventos da Acit está recheado e esperamos que essa parceria cresça ainda mais”, afirmou.

          O vice-prefeito Renan Pontelli parabenizou o empenho e a dedicação das Secretarias de Gabinete e Turismo e de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior e falou da alegria de ter participado diretamente da conquista da verba de R$ 2 milhões e 400 mil para a construção do Microdistrito Industrial, que oferecerá 80 espaços empresariais para os empreendedores locais.

    “Esse foi uma das conquistas que foram resultado do trabalho de equipe. Essa união e dedicação conjunta tem sido fundamental e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para fortalecer nossa economia e o nosso turismo. E esse caminho com certeza levará Tupã a retomar o desenvolvimento”, disse.

Incentivos

            Fechando a noite, o prefeito Caio Aoqui falou da importância das ações integradas entre desenvolvimento econômico e turismo para promover o desenvolvimento da cidade. Ele também destacou a importância da população se unir e acreditar nas ações do poder público em busca do crescimento sustentável da cidade e anunciou a implantação do Ambiente de Inovação e Tecnologia, que funcionará na Praça do Estádio e a licitação de vários terrenos industriais.

“Precisamos, sim, acreditar e lutar pela nossa cidade e não o contrário, tacar pedra, desacreditar, desmotivar, isso não leva a lugar nenhum. Nós precisamos acreditar que a gente pode se desenvolver e nos planejamento e trabalho para isso”, afirmou.

Ele encerrou a solenidade oficializando várias ações de incentivo que vão entregar em vigor partir do dia 1º de janeiro de 2023, como a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN)  de 5% para 2% para os setores de hospedagem em hotéis, execução de programas de turismo, passeios viagens, excursões, hospedagens e congêneres.

Outro incentivo, que também vai vigorar a partir do dia 1º de janeiro de 23 de janeiro é a redução de 5% para 2% do ISSQN para serviços de informática e congêneres, conteúdos de áudio, vídeo e imagem e texto, gráfica, fotocomposição, clicheria, zincografia e fotoliografia.

E a partir do dia 23 de janeiro de 2023, entre em vigor a redução para 2% do ISSQN para planejamento, organização e administração de feiras, exposições, congressos, organização de festas e recepções e bufês.

Além disso, partir de 1º de janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024, fica isenta por dois anos a alíquota da taxa de fiscalização para licença para localização e funcionamento para os segmentos de planejamento, organização e administração de feiras, exposições, congressos e congêneres; bufê; exploração de salões de festas e eventos; comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.