Pesquisar
Close this search box.

UBS da Vila Formosa abre neste fim de semana para atender casos de dengue 

Unidade de Hidratação funcionará sábado e domingo das 7h às 19h

A Prefeitura de Tupã abrirá neste sábado (21) e domingo (22) a UBS “Vila Formosa”, que dispõe de um ponto de hidratação endovenosa, para que a população tenha mais uma opção de atendimento emergencial de casos de dengue.

Conforme balanço apresentado pela diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, no último fim de semana mais de 70 pessoas receberam soro injetável por recomendação médica, pois a perda de líquidos é uma consequência comum da doença.

“O plantão de 14 de maio registrou 54 atendimentos médicos; 60 atendimentos de enfermagem; 54 coletas laboratoriais; 54 notificações positivas; 37 medicações/ hidratação. Nas 12 horas de plantão do dia 15 de maio tivemos 56 atendimentos médicos; 60 atendimentos de enfermagem; 27 novas notificações; 58 coletas para exame; e 35 medicações/ hidratações”.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, no entanto, a ampliação do expediente visa sanar a demanda de casos suspeitos e confirmados da doença. No local, também são oferecidos atendimentos de enfermagem, retirada de medicamentos, avaliação médica, e coleta de exames para dengue.

A Secretaria de Saúde montou um ponto de hidratação na UBS “Dr. Edmundo Vieira Prado”, da Vila Formosa, no fim de abril. O secretário responsável pela pasta, dr. Miguel Ângelo de Marchi, antecipa que a unidade abrirá novamente nos dias 28 e 29 de maio.

“Vamos avaliar o cenário epidemiológico para definir se será necessário manter o serviço aos sábados e domingos do mês de junho. Pois, existe um grupo de vírus, que se divide em quatro subtipos, e se nosso organismo é contaminado por mais de uma vez por um mesmo subtipo desenvolvemos a chamada ‘dengue hemorrágica’, por isso é tão importante ficarmos atentos aos sintomas e a rápida reidratação do organismo, seja oral ou endovenosa”. 

Febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, prostração, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele, febre alta, cansaço, dor abdominal, diarreia, vômito, boca seca, e outros sinais de desidratação, são alguns dos sintomas mais comuns da doença.

Aqueles que precisarem de atendimento de segunda a sexta-feira podem procurar a unidade de saúde de referência, das 7h às 17h. Além disso, também há atendimento de urgências e emergências na UPA e Pronto Socorro da Santa Casa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.