Saúde convoca população para atualização da carteira comum de vacina

Carteiras desatualizadas podem trazer transtornos para os munícipes

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para todos os munícipes sobre a necessidade da atualização das carteiras comuns de vacina. A atualização deve ser feita junto a Unidade de Saúde (USF ou UBS) que atende a região que abrange a residência de cada cidadão.

Segundo informações do Departamento de Vigilância em Saúde de Tupã, o município segue o Calendário Nacional de Vacinação, que disponibiliza gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 48 imunobiológicos (vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

 Joselaine Pio Rocha, chefe do Departamento, explicou que essa atualização é para todos, independentemente da idade ou de qualquer outro fator. “O ideal é que você procure a Unidade de referência. No entanto, caso tenha acesso mais fácil à outra Unidade, vá até lá e faça a verificação. Para pessoas que perderam as suas carteiras ou que moravam em outra cidade, é ainda mais necessário que procurem uma Unidade de Saúde, pois as equipes puxarão no sistema o histórico de vacinas aplicadas, farão um novo documento comprovando essas aplicações e já ministrarão as vacinas que faltam”, disse.

Joselaine ainda ressaltou que a não aplicação das vacinas pode se tornar um transtorno para as pessoas, principalmente ao tentarem viajar para outros lugares que exigem a atualização das carteiras.

“A maior parte das vacinas são aplicadas nas crianças, mas é importante lembrarmos que jovens, adultos e idosos também precisam continuar atualizando essas doses, para reforçar a imunização e até mesmo evitar que acidentes ou infecções agravem o estado de saúde por conta da falta dos imunizantes”, alertou.

O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda acrescentou que todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional e distribuídas gratuitamente pelo SUS estão há anos protegendo a população de todo o Brasil, e que ninguém precisa ter receios quanto às aplicações.

“Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias. É importante saber também que todas as vacinas são licenciadas para uso e passaram por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim a segurança de todos”, concluiu.

Além da atualização da carteira comum, Tupã segue com a vacinação contra a covid-19, que acontece diariamente na FEPASA, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Todos que estão aptos a tomarem uma das quatro doses disponíveis devem procurar pelos atendimentos da Saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.