Pesquisar
Close this search box.

CRA-SP intensifica suas ações de fiscalização orientativa em prol da sociedade

O trabalho visa orientar empresas e profissionais da área da Administração sobre a importância do registro no Conselho para o exercício legal da profissão

Com o propósito de proteger a sociedade de empresas e profissionais que atuam na área de Administração sem a devida capacitação técnica para a execução de serviços, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP vem intensificando as ações de fiscalização orientativa, que visam esclarecer dúvidas e divulgar importantes informações para toda a população, promovendo, assim, a conscientização e respeito à profissão. Além disso, o trabalho desenvolvido pela equipe de fiscalização do CRA-SP cumpre também outro importante papel: o de valorizar aqueles que atuam de acordo com a legislação em vigor e que se encontram registrados e em situação regular junto ao Conselho. 

Segundo a coordenadora da Fiscalização do CRA-SP, Admª. Ana Paula de Souza Lima Martins, as ações de fiscalização orientativas se mostraram muito viáveis quando comparadas aos processos punitivos. “Entre os fatores que justificam as vantagens dessa forma de ação, vale destacar o alcance em larga escala, pois é possível contatar mil empresas de uma vez por meio do envio de e-mail marketing com as devidas orientações, todavia, é humanamente impossível gerir com qualidade esse mesmo contingente de processos”, comenta a administradora.

Fiscalização orientativa na prática

No caso das pessoas jurídicas, Ana Paula explica que, em um primeiro momento, a  fiscalização do CRA-SP entra em contato por e-mail ou via correio apresentando uma abordagem mais geral, voltada à atividade relacionada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE adotada pela empresa. “Nesse primeiro contato, não estamos analisando o que está descrito no objeto social de maneira detalhada. A informação destacada na mensagem que enviamos esclarece que o CNAE escolhido contempla atividades de um ou mais campos de atuação da Administração, cujo exercício legal requer o registro no CRA”, conta a coordenadora.

Em alguns casos, contudo, a empresa ou profissional que é fiscalizado de forma orientativa nem sempre compreende que aquele contato não está amarrado a um processo de fiscalização, que pode ou não vir a ser instaurado, mas, neste caso, com abordagem e formalidade diferentes. 

Resultados das ações

Em 2021, o CRA-SP contatou mais de 88 mil pessoas físicas e jurídicas por meio de e-mail e carta. Deste total, 22.775 são empresas que utilizam CNAEs da Administração e organizações registradas com ausência de responsável técnico. Outros 65.730 são profissionais, entre administradores (empresários) registrados no Conselho e participantes de eventos, que são orientados sobre a necessidade de registro. 

Para ficar por dentro sobre o trabalho de fiscalização orientativa do CRA-SP, tanto para pessoa física como para pessoa jurídica, acesse: https://www.crasp.gov.br/crasp/site/orientacao-e-fiscalizacao/conheca-a-fiscalizacao-do-cra-sp

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que, atualmente, reúne cerca de 65 mil registrados, entre pessoas físicas e jurídicas. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRA-SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.