Pesquisar
Close this search box.

Esclarecimentos sobre o fechamento do Albergue de Tupã

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, esclarece que o Albergue de Tupã é um serviço de acolhimento mantido pelo Rotary Clube de Tupã, que infelizmente anunciou a impossibilidade de dar continuidade ao serviço.

Além de ser responsável e mantenedora do serviço, o Rotary Clube também é proprietário do prédio que abrigava o serviço. Já a prefeitura, através de parceria com o clube de serviço, oferecia auxílio para a manutenção dos atendimentos.

Criado inicialmente com o objetivo de abrigar viajantes que passavam pela cidade e não tinham onde ficar, o Albergue prestou relevantes serviços para sociedade, atendendo também aos moradores locais em situação de rua. Porém, hoje, tem atendido somente aos migrantes de outras cidades.

A mudança no perfil dos atendidos, além da necessidade de adequações no prédio, como a regularização do AVCB, que é um processo oneroso, tornou a manutenção do serviço inviável.

A Prefeitura agradece ao Rotary pelos relevantes serviços prestados pelo Albergue e enfatiza que esse público não ficará desamparado, já que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos oferece serviços para atender aos moradores de rua de Tupã, como o Serviço de Acolhimento em República e também serviço de hospedagem, em caso de urgência, como foi durante a pandemia, período em que o Albergue esteve fechado.

É importante destacar também que a atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos não visa apenas o acolhimento temporário, como é o tipo de atendimento do albergue e cujos benefícios são apenas paliativos.

O objetivo da prefeitura é, além de garantir acolhimento, oferecer apoio e acompanhamento para que esse público possa resgatar a dignidade através de ações de fortalecimento de vínculos familiares, além de ressocialização e reinserção na sociedade, coordenada pelo CREAS e Fundo Social de Solidariedade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.