No “2º Fórum Tupã 2030”, lideranças definem planejamento do programa sobre alimentação saudável para as crianças

Tupã servirá de modelo para outros municípios

O II Fórum Tupã 2030 definiu o planejamento das etapas que poderão colocar Tupã entre os dez municípios com os melhores índices de bem-estar alimentar infantil. Mais de 90 servidores e agentes das Secretarias Municipais se reuniram para avaliar o que tem sido ofertado à população, e quais medidas podem ser tomadas para reverter quadros de má nutrição.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, afirma que a união entre diferentes pastas da administração pública permite que as demandas de todos os setores convirjam no programa.

“A participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Planejamento, entre outras, ajuda a sistematizar as propostas que emanam da própria comunidade. As ideias levantadas serão analisadas para que se consolidem, e tornem Tupã a cidade que queremos ter daqui a 10 anos”.

No primeiro Fórum do programa, realizado em novembro de 2021, os técnicos e gestores identificaram as ações existentes no município nos eixos de cuidado, proteção social, prática de exercícios físicos, e produção de alimentos saudáveis.

De novembro a março deste ano, foram definidas quais atividades são fundamentais para alcançar os objetivos. Conforme a coordenadora do programa, Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, da Unesp de Botucatu, o propósito do novo encontro foi eleger prioridades.

“Além das mesas de debate, montamos um espaço para receber pequenos agricultores e artesãos, a fim de valorizar a identidade local e os produtores daquilo que é sustentável e de fato mais saudável”.

A Gerente do CREN da Unifesp (Centro de Recuperação e Educação Nutricional da Universidade Federal de São Paulo), dra. Maria Paula Albuquerque, ressaltou o processo de colaboração em rede para que as crianças tem ambientes propícios à boa alimentação.

“O CREN trabalha há 30 anos com a articulação de rede na promoção de saúde infanto-juvenil. Estar nesta parceria é parte de uma jornada para que a gente construa um plano de ação, com os prazos e recursos necessários para a execução dessas atividades”, declarou a professora.

Prefeito Caio Aoqui destaca que é uma mudanças daqueles que representam o futuro: as crianças

O prefeito Caio Aoqui destacou como os desafios envolvidos na mudança da realidade de Tupã no combate à obesidade e subnutrição na infância têm sido superados com apoio dos pesquisadores envolvidos e da gestão pública.

“Fazer de Tupã referência para outros municípios é um desafio, mas o que nos importa realmente é mudar os comportamentos daqueles que representam o nosso futuro, aquilo que uma cidade tem de mais especial, que são as nossas crianças”, finalizou o prefeito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.