Pesquisar
Close this search box.

Vacinação: somente adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos podem receber dose de reforço e pessoas maiores de 18 anos

A vacinação de crianças, adolescentes e adultos segue avançando em Tupã, e a Secretaria Municipal de Saúde ressalta alguns pontos importantes e que devem ser observados pelos munícipes antes de procurarem os pontos de imunização junto à sua faixa etária.

Segundo informações da Secretaria, com o início da aplicação das doses de reforço em adultos com mais de 18 anos, muitos munícipes manifestaram dúvidas à respeito da questão voltada aos adolescentes de 12 à 17 anos.

Para esclarecer o ponto, a Pasta responsável explicou que por orientação do Ministério da Saúde, após estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e a Universidade de Oxford, somente pessoas com mais de 18 anos estão aptas a receberem as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 disponíveis no país.

Em recentes orientações por nota técnica, o Ministério comunicou ainda que as doses de reforço somente serão ampliadas aos adolescentes dessa faixa etária com imunossupressão, sendo obrigatória a aplicação da vacina da Pfizer.

“Temos recebidos inúmeros adolescentes procurando pela aplicação da terceira dose dos imunizantes e que não têm conhecimento sobre a questão. Por isso, pedimos que todos se atentem às redes sociais da Prefeitura ou procurem informações junto à Secretaria de Saúde, para evitar assim a ida até a FEPASA”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, enfatizou que muito munícipes se acostumaram com a convocação por faixa etária para a imunização, assim como foi realizada pela Administração durante a aplicação da primeira e segunda dose.

Agora o sistema de vacinação está mudado e todos devem conhecer os novos sistemas, incluindo as faixas etárias aptas ou não a receberem as doses de reforço. Somente com a colaboração de todos seguiremos avançando na imunização de todos”, reforçou.

Vale ressaltar que a vacinação de crianças de 5 à 11 anos segue em sistema de reserva de doses, sendo necessário que os pais ou responsáveis compareçam na Unidade de Saúde de referência apresentando o CPF da criança. Já os adolescentes e adultos aptos à receberem alguma das quatro doses, devem comparecer no pátio da antiga FEPASA, das 8h às 11h ou das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.