Pesquisar
Close this search box.

Tupã está entre as sete cidades do centro-oeste paulista que entram em alerta para epidemia de dengue 

Sete cidades do centro-oeste paulista entraram em alerta no começo de 2022 para uma epidemia de dengue. A chuva que vem atingindo diariamente algumas cidades da região traz a preocupação sanitária em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite essa e outras doenças. 

Tupã

A Análise de Densidade Larvária (ADL), feita para definir estratégias de prevenção e enfrentamento ao Aedes aegypti e controlar o aumento de casos de dengue em Tupã (SP), apontou que o município está com níveis altos de infestação do mosquito. 

A ação, realizada todo início de ano, tem por objetivo contabilizar a quantidade de larvas do mosquito encontradas nos imóveis visitados. A partir do índice registrado, a administração define estratégias de prevenção e enfrentamento ao mosquito. 

Segundo informações do Departamento, as equipes visitaram cerca de 1.200 imóveis entre os dias 17 e 18 de janeiro. Durante as visitas, os agentes vistoriam locais onde haviam larvas do mosquito.

Após o recolhimento dessas larvas, elas foram identificadas e contabilizadas para gerar o índice, que mede a quantidade de larvas encontradas. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto. 

De acordo com Marco Antônio de Barros, diretor do Departamento, o índice registrado na cidade em outubro de 2021 foi de 2,4. Já o índice medido em janeiro deste ano foi de 4,2. 

Ainda de acordo com informações do Departamento, em 50 dos imóveis visitados foram encontrados 70 focos, sendo em sua maioria recipientes onde o próprio morador poderia tê-los eliminado. 

Os bairros com maior índice são: Vila Inglesa, Vila Marajoara e Parque Irajá. Com isso, após a medição do índice larvário, o trabalho dos agentes já está direcionado para estes bairros. Nas quintas e sextas-feiras, terá a aplicação do biolarvicida “espacial”.

Fonte: G1.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.