Com 86 funcionários afastados, Saúde sofre com a escassez de profissionais

Pela falta de mão de obra e altas taxas de contaminação no setor, retomada da Unidade Covid é descartada

Diante do aumento diário de casos suspeitos e positivos de Covid-19 em Tupã, a Prefeitura tem procurado melhorar os atendimentos prestados pelas equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Hoje, a Unidade conta com 3 médicos, e realiza diariamente a testagem para Covid-19 dos pacientes com sintomas da doença, além de fornecer medicamentos através da Farmácia de Apoio para estes e outros quadros clínicos.

Para aprimorar os serviços prestados na Unidade e garantir a qualidade dos atendimentos, a Prefeitura, por meio do Decreto nº9.369, ainda estabeleceu situação de emergência em saúde, onde ficam dispensados de licitação a contratação de profissionais, pessoas físicas ou jurídicas para atuação na área da saúde, aquisição de medicamentos, leitos de UTI e outros insumos necessários às atividades de prevenção a propagação da Covid-19.

“Somente nos últimos 20 dias houve o registro de 15 profissionais da UPA afastados, 31 das Unidades de Saúde e mais 40 dos demais setores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, ressaltamos que a volta da Unidade Covid, espaço criado para o atendimento exclusivo de casos da doença, já foi descartada pela Administração. Com o cenário atual, ficou decidida a fortificação da UPA para tratarmos dos casos de coronavírus”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Segundo o titular da Pasta, além dos setores da Saúde não estarem com o número adequado de profissionais para manter os atendimentos em um novo prédio, o retorno das aulas no Núcleo Educacional Raul de Mello Senra – Emeief Professor Osmar Genovez, também impossibilita a criação de uma nova Unidade Covid.

“Manteremos como referência para os atendimentos sobre casos suspeitos e positivos de coronavírus a UPA de Tupã. Lá, os munícipes poderão fazer o teste para confirmação ou descarte da infecção, e terão acesso aos medicamentos prescritos pelo corpo médico para o tratamento da doença”, reforçou Miguel.

Ele também ressaltou a importância do fortalecimento das equipes da UPA diante do afastamento de funcionários. “Com o novo decreto, teremos a liberdade de contratação de novos profissionais para continuarmos atendendo a população de Tupã da melhor forma possível”, disse.

A Unidade de Pronto Atendimento de Tupã fica localizada na rua Comerciante José da Motta, 55 – Vila Independência, com atendimento 24h.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.