Janeiro Branco: 4 óleos essenciais que atuam na saúde mental

Confira quais óleos essenciais ajudam a aliviar sentimentos de estresse, desânimo e ansiedade, e podem ser utilizados junto aos tratamentos convencionais

Por ser um mês marcado pelos sentimentos de recomeço e renovação, janeiro foi escolhido para a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental, principalmente no período ainda conturbado que estamos vivendo. Ainda, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

O que poucos sabem, no entanto, é que existem opções alternativas que, junto ao tratamento convencional com um profissional, podem ajudar na promoção da saúde mental. É o caso da aromaterapia, que é utilizada para proporcionar o equilíbrio das emoções, tranquilidade, clareza mental, auxiliar na redução do estresse e da ansiedade e elevar o padrão vibracional do ambiente.

“O efeito psíquico da aromaterapia acontece por causa da ligação direta dos receptores olfatórios ao Sistema Nervoso Central, onde as propriedades dos óleos essenciais produzem alterações na química cerebral”, explica Carla Dantas, especialista da Phytoterápica. Por isso, o tratamento é utilizado não somente para o bem-estar físico, como também mental, trazendo benefícios que variam de acordo com os óleos essenciais utilizados.

Hortelã-Pimenta

Excelente para trazer ânimo e energia nos dias de tristeza ou preguiça. É conhecido por renovar as energias, característica que o torna ainda mais ideal no Janeiro Branco e demais meses do ano. “Experimente usar com o difusor, ou pingar uma ou duas gotas da palma das mãos para inspirar durante a meditação”, aconselha Carla.

Lavanda

A aromaterapia é a área terapêutica em que mais se usa a lavanda, por ser uma das principais fragrâncias que ajudam a promover a calma, o bem-estar e a reduzir o estresse e a ansiedade. A lavanda é vista como calmante e relaxante, podendo ser usada na pele para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. Os aromaterapeutas usam a lavanda também para tratar dores de cabeça e nervosismo ou inquietação.

Laranja

O óleo essencial de laranja é conhecido como “o óleo da alegria” na aromaterapia. Ele possui propriedades importantes que ajudam no combate ao estresse e desânimo, por possuir propriedades que estimulam a positividade e a sensação de bem-estar. Tanto a variedade doce quanto a amarga tem o poder de liberar a energia estagnada no corpo, proporcionando mais tranquilidade para lidar com situações difíceis e sentimentos ruins. “Você pode inalar de 1 a 2 gotas do óleo essencial de laranja através de um colar aromático, caso queira melhorar o humor e trazer mais leveza à vida”, explica.

Camomila azul

A camomila azul, conhecida por ser versátil e ótima para a saúde, é outra opção para quem busca um óleo essencial que atua como calmante natural. Além de ter propriedades benéficas que podem auxiliar no controle do estresse e contribuir para a diminuição da tensão e da ansiedade, ela também ajuda a promover o relaxamento físico e mental.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.