Pesquisar
Close this search box.

Sol forte deve prevalecer durante toda semana

A previsão do tempo em Tupã indica sol forte sem possibilidade de chuva até quarta-feira (24), com temperaturas que podem passar dos 35º.

Já na quinta-feira (25) o tempo continua quente com possibilidades de pancadas de chuvas nas partes da tarde e da noite.

Veja a previsão completa para semana

1. Beba muita água

Você já sabe que deve consumir pelo menos 2 litros de água por dia, seja no verão ou no inverno. Mas nessa época do ano, costumamos transpirar mais e consequentemente, eliminamos mais água e sais minerais, resultando em uma desidratação mais rápida.

Tenha consigo sempre uma garrafinha de água e consuma frutas que são ricas nessas substâncias, como melancia, melão, morango, pêssego, abacaxi, etc.

Quanto mais o seu corpo estiver hidratado, mais disposição você terá para praticar as atividades diárias.

Além disso, a água ajuda no controle da pressão sanguínea, para manter a fluidez do sangue, o que ajuda o corpo a eliminar toxinas e reduz a chance de infarto.

2. Alimente-se bem

É comum sentirmos menos fome no verão devido ao nosso organismo não necessitar de tanta energia para manter a temperatura do nosso corpo. Mas na hora de comer, opte por alimentos leves e de fácil digestão. 

Evite comidas gordurosas, elas fazem com que a digestão fique mais lenta nos dias de calor, causando a sensação de cansaço e corpo pesado. 

3. Use roupas leves

Peças confeccionadas com tecidos de fibras naturais são ótimas opções para o verão, pois contribuem para o controle da transpiração, fazendo com que o corpo respire melhor.

Opte por roupas em algodão, linho, seda e crepe. E se possível, evite cores em tonalidades escuras, principalmente o preto, pois absorvem mais calor. Abuse das cores e das estampas claras. Substitua a calça jeans por calças com modelagem mais soltas e confortáveis. 

4. Faça da moda a sua aliada

Chapéus, bonés e óculos são ótimos aliados contra os raios ultravioletas que atingem algumas regiões do corpo quando expostas diretamente ao sol.

Por isso, abuse dos acessórios. Além do estilo que eles proporcionam, seu rosto, olhos e cabelos estarão protegidos.

5. Fuja da exposição excessiva ao sol

O sol é muito importante para o nosso organismo e também para a saúde do coração. E é muito provável que você já tenha ouvido alguém falar para evitar a exposição solar entre às 10 horas e 16 horas, correto?

Mas o que talvez você não saiba, é que um dos grandes motivos para essa recomendação ser seguida, é para a manutenção da temperatura do nosso corpo, que deve estar em torno de 37º C. 

E para que o nosso organismo não necessite de muito esforço para manter essa temperatura e evite a perda excessiva de líquido nesse processo, é fundamental que não haja essa exposição solar durante o período mais quente do dia. 

Busque se expôr ao sol pela manhã, antes das 10h. A luz solar adquirida antes desse horário será muito benéfica para a saúde mental e metabolismo, afinal o sol é a maior fonte de vitamina D.

Pessoas com hipertensão devem ficar alertas à tendência natural do corpo de baixar a pressão nos dias mais quentes. Converse com seu cardiologista para manter sua pressão controlada e seu coração saudável para aproveitar o verão.

6. Não esqueça do protetor solar

O uso do protetor solar deve ser feito sob qualquer temperatura e sensação climática, durante as quatro estações do ano. Mas no verão, é preciso redobrar o uso, principalmente ao sair de casa, ir para praia, dar um mergulho na piscina ou tomar banho de sol.

Além de evitar o envelhecimento precoce da pele e outras doenças relacionadas, precisamos lembrar que a pele é o maior órgão do nosso corpo e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo registrado cerca de 185 mil novos casos a cada ano. 

7. Fique atento a circulação do ar

A circulação do ar no ambiente é muito importante, assim evita que ele fique quente e abafado e traga consequências para a saúde.

Para isso é essencial manter portas e janelas abertas, ainda mais se houver circulação cruzada (portas ou janelas em lados opostos) diariamente.

8. Uma cervejinha vai bem, mas cuidado com a quantidade!

Como tudo na vida é questão de equilíbrio, com o álcool durante os dias mais quentes do ano não é diferente, afinal ele provoca a desidratação do organismo.

Quem gosta de beber uma cervejinha, não pode se esquecer de intercalar a bebida com água. Sabe aquela vontade de urinar frequente que sentimos ao beber cerveja? É porque o álcool retira a água das células do nosso organismo, fazendo com que tenha maior desidratação. 

Então, se vai beber, não esqueça da água! E fique longe do volante!

9. Pratique exercícios físicos pela manhã ou fim da tarde

Durante os dias mais quentes opte por fazer atividades físicas em horários alternativos ao pico do sol, como no início da manhã e no fim da tarde, assim você evitará a desidratação e elevação da temperatura corporal. 

O organismo precisa fazer muito mais esforço para se manter funcionando e isso acelera o ritmo cardíaco, pois o coração precisa compensar essa maior necessidade de energia. Por isso é necessário ter cautela na hora de se exercitar, para não sobrecarregar o coração.

Além disso, é muito importante estar bem hidratado, pois durante o exercício perdemos muito líquido. O recomendado é que se tome de 400 a 600ml de água pelo menos uma  hora antes de iniciar a atividade e durante, 150ml a 350ml a cada 20 ou 30 minutos.

10. Para dormir bem

Nos dias e noites mais quentes, dormir pode se tornar desconfortável. Isso acontece porque o nosso corpo não consegue diminuir a temperatura. Por isso, é importante preparar o quarto. 

Ele precisa estar limpo, silencioso, arejado e escuro. Um banho frio antes de se deitar também é uma opção válida para diminuir a temperatura corporal. Além disso, alimente-se 3 horas antes de ir para a cama e evite alimentos pesados. 

Lembre-se de estar confortável para dormir bem, então opte por roupas leves e frescas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.