Pesquisar
Close this search box.

Tupãenses relatam invasão em conta do Instagram e falsos anúncios de venda

O Tupãense Notícias recebeu um alerta sobre contas de Instagram de moradores da cidade e região, que estão sendo hackeadas e usadas para os mais diversos tipos de golpe, como a solicitação de dinheiro emprestado, pedidos de pagamento de boletos e vendas de objetos com preços atrativos.

Na maioria dos casos, é solicitado a antecipação do pagamento ou parte dele por PIX.

Conforme relatado por Karen Aguiar, uma das vítimas, e que inclusive registrou um boletim de ocorrência, alguém acessou seu Instagram, mudou a senha e incluiu uma foto nos stories vendendo um aparelho de celular Iphone 12 Pro Max por R$4.100.

Outros casos na região também já foram confirmados.

O golpista também lê conversas antigas e tenta fazer contato com pessoas próximas, seguindo as mesmas características e palavras que a vítima costuma usar, para então solicitar transferências e pagamentos de boletos.

Ainda segundo as informações obtidas, algumas pessoas já haviam feito pagamentos e foram até o encontro dela para buscar o telefone. Foi nesse momento que Karen percebeu que era mais sério do que pensava, e seguiu para a Delegacia de Polícia.

“Estelionatários sempre estão se atualizando nos golpes. Ele (o golpista) vai identificar quem são os parentes, quem são os amigos. Tem todo um histórico que esse falsário tem acesso, conversas, grupos e contatos que podem incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem e que eles aproveitam para fazer o golpe mais efetivo e realmente as vítimas nem se questionarem. Isso torna os pedidos mais convincentes”, explica a Delegada Doutora Milena Davoli.

Para finalizar a Autoridade Policial destacou a importância de registrar a ocorrência caso seja vítima ou identifique uma tentativa de golpe, e principalmente, para ninguém fazer qualquer compra, pagamento ou transferência, antes de verificar a autenticidade primeiro.

“Nunca faça nenhum tipo de pagamento apenas por mensagens, ligue, procure presencialmente quem solicitou o dinheiro, quem está vendendo algo e confirme a veracidade”.

A Polícia Civil já está investigando o caso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.