Pesquisar
Close this search box.

Laís Takahara lança biografia de seu bisavô em Tupã

Livro “O Rastro de um Imigrante” traduz anotações de Takeo Tabata sobre sua imigração do Japão para o Brasil

Contando sobre a história e trajetória de seu bisavô, a tupãense Laís Takahara trouxe para Tupã seu recente projeto literário o livro “O Rastro de um Imigrante”. A biografia, que contou com o apoio da editora independente Haikai, teve seu lançamento somente pelas plataformas digitais por conta da pandemia.

A autora contou que o projeto surgiu a partir de anotações em um caderno deixado por seu bisavô Takeo Tabata, onde ele deixou registrado a história sobre diversos episódios de sua vida e as dificuldades e vitórias quando imigrou do Japão para o Brasil.

“Minha batchan (avó) sempre quis que nossa família soubesse sobre o conteúdo daquele caderno, e partir disso eu fui atrás para que as palavras fossem traduzidas. Na época eu tinha aulas de japonês e pedi ajuda para a minha professora e pude contar com ela e seu marido para me ajudarem a traduzir. No começo era pra ser algo só nosso, mas a história de meu bisavô é muito bonita e carrega muitos ensinamentos, então achei que esse legado deveria ser compartilhado e isso me motivou a lançar o livro”, disse.

Laís ainda contou que trazer a obra para Tupã foi muito importante para ela, já que a história da sua família possui raízes na cidade. “Além de todo o apoio da minha família para o lançamento da biografia, mostrar para todos de Tupã sobre a história da imigração do meu bisavô e talvez fazer com que muitas pessoas reconheçam essa história nas próprias famílias, que também passaram por esse processo imigratório, é muito gratificante. Aproveito para agradecer ao secretário de Cultura Duda Gimenez, ao vice-prefeito Renan Pontelli e ao prefeito Caio Aoqui por também me apoiarem nesse lançamento”, agradeceu.

O prefeito Caio Aoqui também parabenizou a autora do livro pelo lançamento da obra e disse que a história de sua família faz com que ele pondere sobre a história de seus antepassados e se orgulhe de suas trajetórias e vivências.

“Convido todos para conhecerem a obra da autora tupãense Laís Takahara que, mesmo não tendo como inicial objetivo o lançamento do livro e sim guardar as memórias de seu bisavô junto à sua família, decidiu compartilhar com todos nós essa história de dificuldades e muita superação. É muito importante esse respeito e cuidado com a memória de nossos antepassados, por trilharem caminhos que hoje é orgulho para toda a nossa família e nos deixam a mensagem de sempre seguirmos firmes com os nossos objetivos”, afirmou.

O vice-prefeito Renan Pontelli também parabenizou Laís pelo projeto literário e reforçou o convite para que os munícipes conheçam a obra. “Todo o processo percorrido pela Laís para lançar o livro só afirma ainda mais esse amor e carinho que ela carrega por sua família. Por isso, não temos dúvidas de que seu livro é muito bonito e recheado de ensinamentos sobre a vida. Convido todos para que adquirem um exemplar dessa bela história e apoiem as iniciativas locais”, convidou.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, parabenizou a autora pelo livro e por se empenhar tanto na tradução das anotações de seu bisavô. Duda ainda informou que a autora presenteou a Secretaria com exemplares da biografia de seu bisavô, que estarão disponíveis na biblioteca municipal para todos após a retomada das atividades do setor.

“É muito importante darmos suporte para criações de tupãenses, principalmente quando a obra é como a biografia escrita pela autora Laís. Também agradeço a ela e toda a sua família por publicarem essa bela história”, ressaltou.

Laís Takahara, autora do livro e Duda Gimenez, secretário de cultura

A autora

Laís Correa de Abreu Takahara nasceu e cresceu em Tupã. Buscando crescimento profissional, mudou-se para a capital em 2012, mas mantêm as malas e o coração dividido entre a cidade natal e São Paulo, onde trabalha.

Cresceu entre histórias para dormir, contos de princesas e aventuras sempre “verdadeiras” de seus avós pescadores, aprendendo desde pequena a ser contadora de histórias.

Devoradora de livros, sempre gostou de uma boa narrativa, e quando a história se tratava de sua própria origem familiar, fez disso uma missão: compartilhar a quem quisesse ler.

Laís agora está realizando um sonho com muito carinho e espera que um dia possa deixar seu rastro assim como seu bisavô.

Sinopse de “O Rastro de um Imigrante”

Alguma vez já sentiu curiosidade de voltar no tempo para saber como seus antepassados viveram? O que sentiram? Com que intensidade amaram ou sofreram? Esse livro traz os relatos de um imigrante japonês, que conta sua vida, suas dores, suas conquistas e alegrias.

Um exemplo entre muitos que trilharam a mesma jornada, desafiando barreiras e conquistando respeito com anos de trabalho e determinação.

Todas as dificuldades, os preconceitos, as reviravoltas da vida, e principalmente, a fé e a esperança de que um dia o homem se tornaria a tão esperada árvore frondosa.

“A enorme e frondosa árvore só se forma com o decorrer do tempo.” Takeo Tabata

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.