Zoonoses apresenta para crianças como evitar escorpiões

Ação tem sido realizada nas redes municipal e privada de ensino

O Departamento de vigilância em Saúde de Tupã, por meio do Controle de Zoonoses, realizou nesta semana duas ações educativas em escolas da cidade. O trabalho visa orientar os alunos para a prevenção de acidentes com escorpiões.

Conforme a diretora da EMEIEF Nossa Sra. de Fátima, Carla Ortega Brandão, as crianças costumam disseminar o que aprendem, e além de saberem os riscos dos escorpiões, ajudam a conscientizar e fiscalizar as próprias casas. “Caso apareça algum escorpião elas sabem que não podem tocar e devem chamar um adulto imediatamente”, comentou.

O terrário utilizado nas palestras pelas equipes do CCZ reproduz o ambiente propício para a sobrevivência desses animais, o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, explicou que as telhas, cascas de árvores e folhas são muito comuns nos quintais, facilitando ainda mais a assimilação do conteúdo.

“Os estudantes conseguem ver de forma muito próxima da realidade o quanto é difícil identificar os escorpiões em ambientes com muito entulho. Trazemos a lanterna de luz negra para melhor visualização do perigo que pode estar escondido nos quintais das casas”.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, afirmou ser mais significativo para uma criança conhecer os riscos do escorpionismo com a possibilidade de contato controlado com amostras capturadas.

“As agentes conversam com eles, perguntam se já tinham visto algum escorpião antes, e que adequações eles acreditam que precisam ser feitas em casa para evitar que os animais apareçam. Além disso, eles recebem panfletos informativos, para que os adultos leiam e conheçam também as formas de prevenção de acidentes com escorpiões”.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.