Pesquisar
Close this search box.

Zoonoses apresenta para crianças como evitar escorpiões

Ação tem sido realizada nas redes municipal e privada de ensino

O Departamento de vigilância em Saúde de Tupã, por meio do Controle de Zoonoses, realizou nesta semana duas ações educativas em escolas da cidade. O trabalho visa orientar os alunos para a prevenção de acidentes com escorpiões.

Conforme a diretora da EMEIEF Nossa Sra. de Fátima, Carla Ortega Brandão, as crianças costumam disseminar o que aprendem, e além de saberem os riscos dos escorpiões, ajudam a conscientizar e fiscalizar as próprias casas. “Caso apareça algum escorpião elas sabem que não podem tocar e devem chamar um adulto imediatamente”, comentou.

O terrário utilizado nas palestras pelas equipes do CCZ reproduz o ambiente propício para a sobrevivência desses animais, o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, explicou que as telhas, cascas de árvores e folhas são muito comuns nos quintais, facilitando ainda mais a assimilação do conteúdo.

“Os estudantes conseguem ver de forma muito próxima da realidade o quanto é difícil identificar os escorpiões em ambientes com muito entulho. Trazemos a lanterna de luz negra para melhor visualização do perigo que pode estar escondido nos quintais das casas”.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, afirmou ser mais significativo para uma criança conhecer os riscos do escorpionismo com a possibilidade de contato controlado com amostras capturadas.

“As agentes conversam com eles, perguntam se já tinham visto algum escorpião antes, e que adequações eles acreditam que precisam ser feitas em casa para evitar que os animais apareçam. Além disso, eles recebem panfletos informativos, para que os adultos leiam e conheçam também as formas de prevenção de acidentes com escorpiões”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.