Mulheres devem agendar atendimento individual neste Outubro Rosa

Agendamento por telefone evita aglomerações nas Unidades de Saúde

A Campanha Outubro Rosa de Tupã reforça a importância do cuidado integral com a saúde da mulher. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) agendam por telefone horários para atendimento individualizado com foco na solicitação de exames de mamografia e de coleta do preventivo.

A faixa etária de 50 a 69 anos é o público-alvo do exame da mama. Conforme a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Mariana Parra Sanches, as mulheres podem ligar para a unidade de saúde de referência e reservar uma data para consulta médica. “As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde podem procurar uma Unidade para tirar dúvidas e receber também atendimento médico e de enfermagem, o encaminhamento para o exame será feito conforme a necessidade”.

Já a coleta do preventivo do colo do útero visa a população feminina a partir de 25 até 64 anos, que tem ou já tiveram vida sexual ativa. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o exame deve ser feito a cada três anos, apenas se não houverem alterações nos diagnósticos dos dois anos anteriores.

“O câncer do colo do útero corresponde, a aproximadamente 15% de todos os cânceres do sexo feminino. E para prevenção dessa doença realiza-se o exame conhecido popularmente como Papanicolau, no entanto o Ministério da Saúde estima que cerca de 40% das brasileiras nunca tenha feito o exame citopatológico, por medo ou desconhecimento da disponibilidade do serviço na Atenção Básica”, informou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

O objetivo do Outubro Rosa é detectar o câncer em mulheres ainda nos estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Quanto mais recente a detecção da doença, maiores as chances de cura. Em Tupã também é possível solicitar outros exames de rotina, consultas odontológicas e de outras especialidades médicas. Para agendar um horário, é possível consultar os telefones das unidades no site www.tupa.sp.gov.br.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.