Instituto Luiz Bertazzoni cria prêmio “Mestres da Cultura Tradicional de Tupã e Região”

Na foto: Charles dos Passos – presidente do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e Duda GimenezSecretário Municipal de Cultura

Na última sexta-feira (27), o secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, recebeu o presidente do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, Charles dos Passos para tratarem de novos projetos culturais para Tupã. Durante a conversa, foi apresentada a nova criação do Instituto, o Prêmio “Mestres da Cultura Tradicional de Tupã e Região”.

Charles explicou que a Lei ordinária Nº 4.560 “Cidinha Faleiros”, criada pelo então vereador Luís Carlos Sanches e que contou com participação da classe artística e cultural da cidade, foi a base para a composição deste prêmio.

“A ideia nasceu com a necessidade do Instituto Luiz Bertazzoni continuar colaborando de forma ativa com o desenvolvimento das políticas públicas culturais e ajudando a preservar a produção cultural e artística do município. Esse encontro com o Secretário Duda Gimenez reforça a parceria que firmamos com o poder Executivo, que também tem como prioridade auxiliar toda a classe artística de Tupã, principalmente nestes tempos de pandemia”, contou.

Charles ainda acrescentou que qualquer fazedor, mantenedor, conhecedor de saberes e fazeres tradicionais, poderá participar nas mais variadas vertentes que farão parte do prêmio. “Vale lembrar que as regras e condições para a participação dos interessados já estão definidas e, em breve, serão divulgadas em Edital competente”, informou.

O Secretário Duda Gimenez ressaltou o apoio da Prefeitura e agradeceu a iniciativa do Instituto, que dará grandes oportunidades para os artistas de Tupã mostrarem seus trabalhos e ganharem espaço.

“Durante essa visita ficou claro que o prêmio irá contribuir para que a comunidade conheça melhor sobre os saberes e fazeres das tradições populares, fortalecendo a identidade do povo de Tupã. Desta forma, poderemos apreciar a classe que representa essa ancestralidade”, ressaltou.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu todo o papel que o Instituto Luiz Bertazzoni desempenha para fortalecer a cultura do município.

“A criação de estratégias para garantir o reconhecimento dos artistas da cidade é fundamental. Desta maneira, quero agradecer a todos os integrantes do Instituto que realizam um trabalho extraordinário e dão oportunidade para inúmeros artistas mostrarem seus trabalhos”, agradeceu.

O vice-prefeito Renan Pontelli parabenizou o presidente do Instituto e toda a equipe pela criação do prêmio. Ele também garantiu que a Secretaria de Cultura estará à disposição para ajudar no que precisarem.

“É muito bom saber que além dos projetos coordenados pela Prefeitura, podemos contar com iniciativas que também coordenam outros diversos projetos artísticos e socioeducativos em Tupã. Através da cultura podemos transformar vidas e continuaremos apostando em projetos assim”, garantiu.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.