Pesquisar
Close this search box.

Instituto Luiz Bertazzoni cria prêmio “Mestres da Cultura Tradicional de Tupã e Região”

Na foto: Charles dos Passos – presidente do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e Duda GimenezSecretário Municipal de Cultura

Na última sexta-feira (27), o secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, recebeu o presidente do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, Charles dos Passos para tratarem de novos projetos culturais para Tupã. Durante a conversa, foi apresentada a nova criação do Instituto, o Prêmio “Mestres da Cultura Tradicional de Tupã e Região”.

Charles explicou que a Lei ordinária Nº 4.560 “Cidinha Faleiros”, criada pelo então vereador Luís Carlos Sanches e que contou com participação da classe artística e cultural da cidade, foi a base para a composição deste prêmio.

“A ideia nasceu com a necessidade do Instituto Luiz Bertazzoni continuar colaborando de forma ativa com o desenvolvimento das políticas públicas culturais e ajudando a preservar a produção cultural e artística do município. Esse encontro com o Secretário Duda Gimenez reforça a parceria que firmamos com o poder Executivo, que também tem como prioridade auxiliar toda a classe artística de Tupã, principalmente nestes tempos de pandemia”, contou.

Charles ainda acrescentou que qualquer fazedor, mantenedor, conhecedor de saberes e fazeres tradicionais, poderá participar nas mais variadas vertentes que farão parte do prêmio. “Vale lembrar que as regras e condições para a participação dos interessados já estão definidas e, em breve, serão divulgadas em Edital competente”, informou.

O Secretário Duda Gimenez ressaltou o apoio da Prefeitura e agradeceu a iniciativa do Instituto, que dará grandes oportunidades para os artistas de Tupã mostrarem seus trabalhos e ganharem espaço.

“Durante essa visita ficou claro que o prêmio irá contribuir para que a comunidade conheça melhor sobre os saberes e fazeres das tradições populares, fortalecendo a identidade do povo de Tupã. Desta forma, poderemos apreciar a classe que representa essa ancestralidade”, ressaltou.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu todo o papel que o Instituto Luiz Bertazzoni desempenha para fortalecer a cultura do município.

“A criação de estratégias para garantir o reconhecimento dos artistas da cidade é fundamental. Desta maneira, quero agradecer a todos os integrantes do Instituto que realizam um trabalho extraordinário e dão oportunidade para inúmeros artistas mostrarem seus trabalhos”, agradeceu.

O vice-prefeito Renan Pontelli parabenizou o presidente do Instituto e toda a equipe pela criação do prêmio. Ele também garantiu que a Secretaria de Cultura estará à disposição para ajudar no que precisarem.

“É muito bom saber que além dos projetos coordenados pela Prefeitura, podemos contar com iniciativas que também coordenam outros diversos projetos artísticos e socioeducativos em Tupã. Através da cultura podemos transformar vidas e continuaremos apostando em projetos assim”, garantiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.