Fique por dentro das ações realizadas na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Equipes das Unidades fazem orientações sobre a importância da amamentação dos bebês

No mês de agosto é lembrada a importância do aleitamento materno, e a campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Assim, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento dos bebês em seus primeiros anos de vida.

Para reforçar esta importância, de 1º a 7 de agosto, a Secretaria responsável comemorará a Semana Mundial do Aleitamento Materno com a participação das equipes de todas as Unidades de Saúde do município, que darão orientações para as mães da ala maternal da Santa Casa e para as mães que já estão com os seus bebês em casa.

Mesmo com a pandemia e a não realização de palestras e outros eventos como em anos anteriores, a Prefeitura preparou um presente para todas as mães e famílias que cuidam de bebês nos seus primeiros meses de vida, como explica a diretoria do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer.

“Por se tratar de um tema tão importante para a vida e o desenvolvimento das crianças, faremos orientações sobre os principais cuidados e agendamentos dos primeiros exames e avaliações, como o teste da orelhinha, teste do pezinho, avaliação com pediatras e as primeiras vacinas. Além disso, reforçaremos a importância do ato de amamentar e sobre todos os benefícios que o aleitamento traz para a saúde do bebê e também para a mãe”, contou.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que mesmo com a pandemia o contato com as famílias e com os recém nascidos não foi prejudicada, e que as equipes tomam todos os cuidados para fazer as orientações nas casa sem aumentar as chances de infecção pela Covid-19.

“Também com a pandemia, muitas mães se preocuparam com a amamentação em caso de infecção por coronavírus e consequentemente poder passar para os bebês. No entanto, não há constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno e, por isso, não é recomendada a suspensão do aleitamento materno nestes casos. Lembrando que a amamentação deve ocorrer desde que a mãe deseje e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo”, informou. 

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que em Tupã as questões voltadas aos recém-nascidos são trabalhadas durante todo o ano pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs), que ajudam a promover ações voltadas ao crescimento saudável do bebê, acompanhando as famílias e orientando-as sobre os benefícios do aleitamento.

“A campanha deste ano traz como principal mensagem a de que precisamos nos unir para promover cada vez mais os benefícios da amamentação, e em nossa cidade faremos ainda mais, tendo em mente que o aleitamento materno garante a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias”.

O vice-prefeito Renan Pontelli reforçou que as Unidades de Saúde do município estão durante todo o ano disponíveis para receberem as famílias.

“Muitas pessoas contam que suas experiências com a amamentação foram momentos muito importantes, pois envolve atenção, amor, carinho e muito cuidado, além de paciência, pois não é um momento tão fácil. Por isso, informamos que todas as mães podem procurar as Unidades de Saúde para buscarem ajuda, pois as equipes de enfermagem estarão preparadas para ampararem e auxiliarem neste momento tão único”, reforçou.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.