Pesquisar
Close this search box.

Lareiras e aquecedores: com o frio, o perigo pode estar dentro de casa

Mesmo dentro de casa as crianças correm riscos. Quando elas não têm noção do perigo fica ainda mais fácil sofrerem algum tipo de acidente. Com as baixa temperaturas, familiares e responsáveis precisam prestar ainda mais atenção para evitar que os pequenos fiquem feridos.

Para manter o ambiente mais quente, muitas pessoas utilizam aquecedores a gás ou elétricos, fogões, lareiras, entre outros equipamentos. Se eles não forem utilizados corretamente, não receberem a manutenção indicado pelo fabricante e ficarem acessíveis as crianças podem causar sérios acidentes.

A auxiliar administrativa, Salete Campos, depois de levar um susto com o filho, Rafael, aprendeu que todo o cuidado é pouco. “Ligamos o aquecedor elétrico para aquecer a sala, a ideia era assistir um desenho e fazer um lanche. Fui para a cozinha para apanhar uma xícara quando, de repente, o Rafael começou a gritar. Ele veio correndo ao meu encontro com os dedinhos queimados”.

Salete relata que o aquecedor estava sobre um móvel que o filho não alcança. Contudo, ele tirou o aparelho e colocou no chão para aquecer mais próximo ao sofá, mas ainda estava escondido do menino. Porém, o pequeno subiu em cima do sofá e conseguiu encostar os dedinhos no equipamento.

“Eu pensei que no local que tinha deixado o aquecedor estaria inacessível ao Rafael. Não imaginava que ele iria ‘escalar’ o sofá para alcançar o aparelho. Neste dia tive a certeza de que todo o cuidado é pouco. Na época, meu filho tinha 2 anos. Foi uma correria, porque eu também entrei em pânico e fiquei com muito peso na consciência. Procurarmos atendimento clínico, seguimos o tratamento corretamente e ele não ficou com cicatriz. Tivemos sorte de não ter sido grave”, recorda a mãe.

ALERTA E PRECAUÇÃO – Conforme o site de Bombeiro do Paraná, de maneira geral, os equipamentos que geram aquecimento “utilizam energia elétrica ou uma fonte combustível para produzir calor, como um líquido inflamável, carvão, lenha, os quais exigem cuidados em seu manuseio para evitar acidentes, desde pequenas queimaduras, incêndios e até mesmo a morte por intoxicação”.

Os bombeiros também destacam jamais devem ser utilizadas formas caseiras, pois podem causar acidentes graves e até levar ao óbito. “O Corpo de Bombeiros não recomenda que se utilize queima de álcool em recipientes colocados em ambientes fechados como banheiros ou outras instalações, bem como a prática de queima de carvão para buscar o aquecimento, pois ambas em locais com pouca ventilação também levam as pessoas à morte”.

Fonte: Jornal do Oeste – *Com informações do site do Corpo de Bombeiros do Paraná

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.