Testes para Hepatites Virais devem ser agendados por telefone – Veja como

Ações de conscientização são ampliadas neste mês de julho

No mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Tupã orienta sobre a importância da testagem para que diagnóstico e o tratamento sejam precoces. A hepatite é uma doença silenciosa que já está em estágio avançado quando os sintomas aparecem, por isso a necessidade de fazer exames de rotina.

Para evitar aglomerações, o Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas agenda pelo telefone (14) 3491-5640 testes para detectar a doença, principalmente em caso de exposição a situações de risco.

“O ambulatório está à disposição para a população que quiser realizar os testes, não só de Hepatite B e C, mas também de Sífilis e de HIV”, comentou a coordenadora e enfermeira do programa, Anaille Genovez.

Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses torna-se crônica e causa danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras são alguns dos sintomas. A Hepatite A não possui potencial para as formas crônicas, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.

Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a prevenção é muito fácil. “Usar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos cortantes como lâminas, material de manicure e pedicure, agulhas, e exigir a esterilização em estúdios de tatuagem, por exemplo”. Para evitar a transmissão de mãe para filho, toda grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as hepatites.

Apenas a Hepatite B possui vacina, e a imunização só é efetiva quando se toma as três doses com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã fica na rua Nhambiquaras nº 432, possui uma equipe multiprofissional atendendo das 7h às 17h e é referência para mais 16 municípios da região. Dúvidas também devem ser tiradas por telefone.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.