Pesquisar
Close this search box.

No primeiro semestre de 2021 foram constadas 747 ocorrências com escorpião em Tupã

CCZ divulga números das ações realizadas no primeiro semestre do ano. Serviços estão disponíveis para toda a população de Tupã

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã (CCZ), divulgou nesta semana o balanço geral dos serviços prestados neste primeiro semestre ao município.
Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz, o primeiro semestre de 2021 foi fechado com várias atividades preventivas realizadas pelas equipes do Centro, que se dividiram para realizá-las em diversos espaços do município.

“Mantemos os serviços de castração animais semanalmente, onde a população pode se matricular para castrar cães e gatos gratuitamente. Somente nesse primeiro semestre castramos 72 cães e 107 gatos machos. Lembrando que a castração de cadela e gatas, que é realizada por clínicas particulares, ainda não foi aberta e por isso ainda não há registros”, explicou.

Robison também ressaltou os serviços de busca e captura de escorpiões. “Este serviço realizamos em dois períodos, onde as equipes se mobilizam na parte diurna para orientar os moradores das regiões da cidade sobre os perigos que a presença de escorpiões pode trazer e vistoriar previamente locais onde já foram registrados acidentes”.

O responsável pelo Centro ainda continuou explicando que além das visitas que acontecem durante o dia, para reforçar os serviços as equipes retornam nas residências visitadas no período noturno.

“O escorpião tem hábitos noturnos e neste horário costuma sair para se alimentar. Isso acaba facilitando o trabalho das equipes, pois a substância presente na pele do animal reflete em um tom esverdeado fluorescente ao ser exposta à luz negra das lanternas usadas durante a procura”, explicou.

Segundo o balanço dos serviços de captura de escorpiões, no primeiro semestre de 2021 foram constadas 747 ocorrências, onde houve acidente com picadas do animal ou apenas solicitação para a vistoria das residências e outros espaços. Além disso, o setor enviou 258 amostras para o Instituto Butantan para produção de soro antiescopiônico.

A enfermeira e diretoria do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, ressaltou que o Centro também iniciou recentemente o Censitário Canino, programa que visa evitar a propagação da leishmaniose no município.

“Mesmo que a iniciativa do programa seja recente, muitos animais já foram examinados pelas equipes do CCZ, que percorrem diariamente os bairros da cidade. Vale lembrar que este é mais um serviço em prol da população e para proteger os animais”, contou.

Sobre a disponibilidade dos serviços prestados pelo CCZ, o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressaltou que todos podem procurar a sala do CCZ, localizado dentro do prédio da Secretaria de Saúde (rua Paiaquas – 370).

“Solicitações de visitas em residências com animais ou pessoas com sinais e sintomas de leishmaniose ou acidentes com picadas de escorpiões podem ser feitas pelo telefone da Secretaria (14-3404-2200). Já o cadastro para a cirurgia de castração de animais é preciso que o tutor do animal vá até a Secretaria, pois a apresentação do RG e do comprovante de residência é necessário”, informou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.