Pesquisar
Close this search box.

Tupã anuncia nova usina de oxigênio e a criação de uma “Unidade Covid-19”

A Prefeitura de Tupã anunciou nesta terça-feira (1/6) a criação de uma de nova usina de oxigênio na cidade e da Unidade Covid-19, que oferece uma estrutura exclusiva para casos confirmados e de sintomas iniciais da doença.

Centralização dos casos suspeitos da doença amplia segurança na Atenção Básica

O prédio do Núcleo Educacional Raul de Mello Senra – Emeief Professor Osmar Genovez está sendo equipado e adaptado e atenderá a partir desta quinta-feira (3) com completa estrutura humana, de trabalho e de atendimento.

O prefeito Caio Aoqui afirmou que a oferta de um serviço de saúde como este demanda uma reestruturação operacional, exige planejamento e organização.

“De nada adianta montar um hospital se não houver qualidade nos atendimentos. Estamos enfrentando o momento mais difícil da pandemia no município, mas com empenho viabilizamos mais este recurso para nossa população”.

A unidade é uma extensão das demais e será ativada neste feriado de Corpus Christi. Os pacientes suspeitos da doença passarão por avaliação de enfermagem, encaminhamento para a ala mais apropriada e terão possibilidade de retirada imediata dos medicamentos prescritos.

Assim como já acontecia nas Unidades Básicas de Saúde, amostras SWAB serão analisadas pelo Laboratório Municipal de 30 minutos a até duas horas. Com o resultado mais rápido, há mais controle na transmissibilidade e o tratamento se inicia precocemente, conforme avaliação de um médico.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, pessoas com sintomas mais graves serão encaminhados à UPA ou Santa Casa. “O principal objetivo da Unidade Covid-19 é ‘desafogar’ os Prontos Socorros que superlotavam após o horário de expediente da Atenção Básica. Assim como o dia a dia das UBS e PSF, que serão mais tranquilos e seguros”.

Na oportunidade o Secretário informou também que a nova usina de oxigênio será instalada na UPA, para abastecer a unidade e o projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal. A Santa Casa já possui uma usina própria.

O vice-prefeito Renan Pontelli destacou o empenho da equipe responsável por operacionalizar a Unidade Covid-19. “Estamos trabalhando para que às 7h30 de quinta-feira (3) possamos atender nossa população com suspeita de infecção pelo coronavírus.”, informou.

O anúncio de criação da Unidade Covid-19 ocorreu no próprio Núcleo Educacional Raul de Mello Senra – Emeief Professor Osmar Genovez. Segundo o secretário de Educação, professor Valdir Berti, a escola foi selecionada devido à estrutura arquitetônica, e a proximidade com a UPA. “Os blocos do nosso prédio facilitam a separação médica por alas. Além do estacionamento amplo, que acomoda facilmente uma ambulância, por exemplo”, e completou dizendo que “como educador, gostaria de ver este local oferecendo aulas e ensinando crianças, mas estamos no momento de salvar vidas. E com a união de todas as Pastas da prefeitura e com a colaboração da população, tudo isso passará”, finalizou o professor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.