Pesquisar
Close this search box.

Botucatu: Em 10 horas 95% da população de 18 a 60 anos é vacinada contra o coronavírus

Cidade foi escolhida para participar de estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina de Oxford/AstraZeneca. Moradores acima de 18 anos receberam o imunizante

A vacinação em massa contra a Covid-19 em Botucatu (SP) terminou com mais de 65 mil moradores imunizados neste domingo (16). O objetivo era aplicar a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca em 60 mil pessoas, ou seja, em 80% do público-alvo, mas a meta foi ultrapassada.

A operação em Botucatu é parte de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus. Na pesquisa, que vai durar oito meses, toda a população adulta da cidade será imunizada.

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu conta com cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil são maiores de 18 anos. No entanto, a expectativa é vacinar cerca de 80 mil pessoas durante a pesquisa, já que parte dos adultos já foi imunizada normalmente durante o programa de vacinação dos grupos prioritários.

Para isso, foi montado um esquema que transformou os 45 locais de votação utilizados para as eleições de 2020 em pontos de vacinação, e 2,5 mil pessoas trabalharam como voluntárias. A ação de teve apoio da Justiça Eleitoral, da OAB Botucatu e do Ministério Público.

Emoção

A imunização em massa começou logo cedo. Às 6h, as doses saíram da Secretaria de Saúde de Botucatu, onde ficaram armazenadas, e foram distribuídas nos locais de vacinação. A partir das 7h, começou a imunização dos 2,5 mil voluntários e, às 8h, do público em geral, dividida em faixas etárias.

Os moradores que tinham título de eleitor na cidade poderiam receber a vacina no mesmo local em que votaram na última eleição. Já as pessoas que não têm cadastro eleitoral em Botucatu, mas têm comprovante de endereço no município, foram vacinadas em quatro ginásios.

A aplicação das doses estava prevista para terminar às 19h, mas continuou até quase 21h por conta das pessoas que ainda estavam na fila. A prefeitura informou que mais de 65 mil moradores foram imunizados, o que ultrapassou a meta estipulada. 

Na cidade, muitas pessoas contaram sobre a alegria que sentiram ao receberem a vacina. “É emocionante. É uma expectativa que a gente criou ao longo de muito tempo. É bom pra gente e pra cidade também”, disse o assistente administrativo Diego Fernando Vieira.

A moradora Selma Cristina dos Santos chegou até a se emocionar quando recebeu a primeira dose da vacina. “É muita emoção. Glória a Deus e que venha logo dia 8 de agosto para tomar a segunda dose”, disse.

As Forças de Segurança de Botucatu também montaram um esquema para o dia da ação, e todo o efetivo dos policiais civis, militares e GCMs esteve nas ruas neste domingo (16).

Segundo a polícia, se alguém apresentasse documento falso para tomar vacina seria responsabilizado criminalmente e, dependendo da situação, poderia ser preso em flagrante. No entanto, de acordo com a PM, a vacinação foi tranquila e não houve intercorrências. 

Próximas ações

Alguns moradores não tomaram a vacina contra a Covid-19 durante a imunização em massa.

Essas pessoas devem se cadastrar no site Vacina Já até este domingo (16), e também no “pré-cadastro vacinal” da prefeitura (clicar no banner da vacinação em massa e preencher o cadastro).

  • Moradores que se enquadram nas regras do Dia “D”, mas não estavam em Botucatu na data da vacinação em massa;
  • Moradores que se enquadram nas regras do Dia “D”, mas tomaram a vacina da gripe (H1N1) em um período inferior a 15 dias da data de vacinação em massa;
  • Pessoas que não se enquadram nas regras do Dia “D”;
  • Moradores que tiveram Covid-19 no prazo de 30 dias antes vacinação.

Nesta segunda-feira (17), a prefeitura vai informar essas pessoas sobre o procedimento que deverão fazer para serem imunizados entre os dias 18 e 22 de maio.

Os universitários que moram na cidade, mas não têm comprovante de endereço em seu nome, também serão imunizados, mas em uma ação exclusiva que ainda não tem data definida.

Fonte: G1.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.