Pesquisar
Close this search box.

Proteja a sua marca e empresa antes que seja tarde

Ao decidir empreender, um dos pontos mais importantes a ser pensado é o nome do negócio. Para isso, existem dois caminhos a serem percorridos: garantir o nome empresarial e o registro da marca. E qual seria a diferença entre eles?

O nome empresarial é denominação da loja/companhia inscrita na Junta Comercial. Já a marca é a representação simbólica da entidade, um sinal gráfico registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

De uma forma mais clara e exemplificada, pode-se observar um caso irreal: Maria Silva, sócia de Joana Silva, no Estado de São Paulo, cria uma marca de acessórios chamada MARIA SILVA. Primeiramente, as duas precisam registrar o nome da empresa como Maria Silva & Joana Silva Semijoias LTDA na Junta Comercial e, consequentemente, registrar a marca MARIA SILVA com um logotipo (imagem/símbolo que representa o negócio) no INPI.

O Estado brasileiro foi mencionado acima, porque a proteção do nome empresarial se limita ao Estado em que essa empresa fez a inscrição e, uma vez realizada, a duração é indeterminada, ou seja, não precisa fazer uma renovação. No caso do registro de marca, a proteção é em nível nacional, entretanto, por um prazo determinado.

Retornando ao exemplo anterior, há outro ponto a ser considerado: E se a Maria Silva inscreveu o nome empresarial, isso garante que ela tenha o domínio sob a marca? Embora ela tenha registrado o nome da empresa, isto não significa que o INPI vá conceder a marca a ela, mesmo que seja seu nome próprio, pois várias questões podem impedir o deferimento do pedido.  Nesta e em outras situações a Padma Marcas e Patentes pode ajudar a encontrar soluções de forma descomplicada.

*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, CLIQUE AQUI e converse com um dos nossos agentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.