Pesquisar
Close this search box.

Unesp abre inscrições para curso de robótica voltado para professores

Aulas gratuitas apresentarão projetos inclusivos para crianças e adolescentes

A Unesp de Tupã abriu inscrições para os cursos do Núcleo de Ensino 2021 – Roboclass. Os módulos deste ano foram preparados para que os professores da rede pública de ensino possam desenvolver os projetos com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

De acordo com a professora de automação da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp, dra. Mariana Matulovic da Silva Rodrigueiro, o curso será dividido em quatro módulos respeitando as características inerentes aos níveis de aprendizagem das crianças e outro para alunos mais velhos.

“Vamos nos ater ao kit Educacional de robótica enviado para as escolas públicas do estado de São Paulo, e trabalhar toda a parte de montagem de circuito, programação e montagem de cada um dos elementos”, informou. As aulas serão ministradas pela própria doutora Mariana e pelo coordenador do projeto, o professor doutor Paulo Sérgio Barbosa dos Santos.

Uma das novidades é a possibilidade de aplicação dos conceitos do Roboclass para crianças com necessidades especiais. Para isso, os quatro módulos foram formulados com base em conceitos sensoriais: o primeiro é a luz; o segundo, a vibração; o terceiro, o vento; e o quarto, o som. Sendo que os robôs programados serão respectivamente um Semáforo de Trânsito, um Sismógrafo, uma Usina Eólica, e a uma Urna Eletrônica para alunos a partir do Ensino Fundamental e um Buzzer para Educação infantil.

Todas as etapas terão 4 horas de atividades teóricas e 4 horas para aplicação práticas. As aulas acontecerão de forma on-line (síncrona e assíncrona) em sábados alternados e por meio da plataforma Google Classroom.

O secretário de Educação, professor Valdir Berti, destacou que as aulas compõem projetos de ensino e extensão da Unesp, por isso são gratuitos. “Convido todos os professores das Redes Municipal e Estadual a participarem das aulas. Ainda não há uma data prevista para começarem as aulas teóricas, e os encontros práticos serão combinados com os cursistas”, destacou.

Os interessados devem se inscrever até 21 de maio, conforme o edital no site detupa.educacao.sp.gov.br/. A carga horária do curso será de 32 horas com Certificação pela UNESP e pela EFAPE para evolução funcional. A computação inteligente ou robótica envolve dispositivos eletrônicos controlados por Arduino e simulados pelo tinkercad.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.