Pesquisar
Close this search box.

Sisu abre inscrições nesta terça-feira (6) para vagas em universidades e instituições públicas

As inscrições para as vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão até as 23h59 desta sexta-feira (9)

Foto Reprodução

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta terça-feira (6) e vão até às 23h59 da sexta (9). Ao todo, serão ofertadas mais de 209 mil vagas para pessoas que desejam estudar em instituições de ensino superior públicas ou federais pelo Brasil.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site do Sisu, no portal do Ministério da Educação (MEC).

Podem participar desta seleção os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não tiraram nota zero na redação. A classificação é feita de acordo com o desempenho do candidato nas provas.

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Como fazer a inscrição no Sisu

Para concorrer a uma das vagas ofertadas pelo sistema, é necessário não ter zerado a redação do Enem. Para o Sisu, não é adotado critérios de renda familiar – apenas nos casos em que a instituição reserva vagas para alunos de baixa renda.

Para se inscrever, clique aqui. Após acessar a página do Sisu, o candidato deverá fazer login na plataforma. Caso não se lembre da senha cadastrada, é possível recuperá-la clicando aqui.

Para ter acesso às vagas disponíveis, é necessário confirmar os dados pessoais. Em seguida, é possível escolher as duas opções de curso que podem ser pesquisadas por município, instituição ou pelo nome do curso.

Como funciona

O candidato que participou do Enem 2020, que aconteceu em janeiro deste ano devido à pandemia, deve escolher duas opções de curso superior. É possível alterar as opções durante o período de inscrições.

Alguns cursos, de acordo com o MEC, usam médias diferentes para classificação dos alunos. Um curso de física, por exemplo, pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência. Os cursos disponíveis no Sisu adotam uma nota de corte que é atualizada diariamente na plataforma.

Essa a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) é calculada para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Cronograma

A divulgação da chamada regular acontece no dia 13. Há ainda o prazo de 13 a 19 de abril para o aluno que não foi chamado na lista regular se inscrever na lista de espera do Sisu. 

De 14 a 19 de abril é o prazo para a matrícula da chamada regular. E, a partir do dia 23, haverá a convocação dos candidatos em lista de espera nas instituições.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.