Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura planta 860 mudas no Country Club

Ação substituiu árvores que não cresceram após plantio feito em 2020

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente replantou 860 mudas no Tupã Country Clube. A ação teve a finalidade de substituir algumas das 4 mil árvores que foram plantadas no local em setembro do ano passado, mas morreram.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, José Rodrigues – Zé Vinagre, foram selecionadas espécies nativas, pois, elas possuem características próprias para se desenvolverem em determinada região, e quando inseridas no ecossistema apropriado crescem adequadamente, mantendo a biodiversidade do local.

Foram plantados mongubas, ipês-brancos, jacarandás-mimoso, pitangueiras-vermelhas, paineiras, ipês-rosa, oitis, paus-formiga, canelinhas, ingazeiros, ipês-paraguaios, patas-de-vaca-branca, jabuticabeiras, jatobás, pinheiras, pés de bacupari, saboneteiras, mangostões, olhos-de-cabra, canafístulas, pés de colorau, pés de amora, pés de graviola, grumixameiras, ameixeiras, lucenas, aroeiras, e um ingá amarelo. “Aproveitamos o período das chuvas para realizar o plantio em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público em administrações anteriores. Em breve, plantaremos outras 5 mil mudas na propriedade vizinha ao Country”, informou o secretário.

O proprietário já assinou carta de anuência autorizando o projeto. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está aguardando a retirada do gado da área para iniciar o reflorestamento.

Zé Vinagre finalizou agradecendo todos os envolvidos nesse projeto. “Cumprimento a equipe do Viveiro Municipal; da poda de árvores; ao chefe de equipes de roçada e de tratoristas, Hélio de Oliveira; ao engenheiro ambiental, Guilherme Destro; a equipe de caminhoneiros, chefiados pelo André Menchão; ao vereador Renatinho da Garagem que participou desde o início do plantio, e sempre auxilia a Secretaria de meio Ambiente; ao prefeito Caio e ao vice-prefeito Renan pelo apoio demostrado”.

O prefeito Caio Aoqui elogiou o trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para fazer o replantio. E ressaltou que essa ação mostra que Tupã continua respeitando a lei municipal nº 4.638/2013, preservando o espaço e demostrando consciência ambiental.

A lei nº 4.638/2013 disciplina a arborização urbana e prevê que a administração municipal pode promover a criação e manutenção de áreas verdes em espaços de domínio público, praças, vias ou logradouros, canteiros centrais e terrenos da municipalidade; e determina aos moradores quais estratégias devem ser postas em prática em localidades privadas para atenuar os impactos decorrentes da urbanização.

O vice-prefeito Renan Pontelli também enfatizou o impacto positivo do replantio das mudas. “Todas as árvores selecionadas foram cultivadas no Viveiro Municipal, e repostas na terça-feira (9). É uma quantidade expressiva de plantas, e como estamos em período de chuvas temos certeza de que a maioria delas irá crescer”. Renan comentou que por serem espécies frutíferas ocorrerá o processo de nucleação, onde as frutas atraem pássaros que espelham as sementes, aumentando a área verde da cidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.