Pesquisar
Close this search box.

Tupã registra redução de quase 70% dos casos de dengue comparado a 2020

Período corresponde aos casos confirmados de 1º de janeiro a 10 de março

Com as ações de combate à dengue no município, a Prefeitura, por meio do Departamento de Endemias e Entomologia, registrou redução de quase 70% dos casos confirmados no município. O registro corresponde aos casos registrados de 1º de janeiro à 10 de março de 2020 e 2021.

Segundo o levantamento, o Departamento já havia registrado até esta data em 2020, total de 214 casos da doença e até ontem (10/03), o número de casos registrados no mesmo período foi de apenas 65, o que aponta uma redução de 69,63%.

A diminuição dos casos se deu por conta das inúmeras frentes de combate à dengue do município, que foram otimizadas, além da intensificação dos serviços, como explica o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marcos Antônio de Barros – Marquinho da Dengue.

“O combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser feito de maneira constante, justamente para evitar que novos casos apareçam mais para frente. Iniciamos o ano passado com trabalhos intensificados e pudemos verificar a eficácia disso. Ainda no ano passado, os agentes de Endemias realizaram 16 mil visitas casa a casa e eliminaram 180 focos do mosquito a mais que em 2019, mostrando os resultados positivos dessa intensificação”, disse.

Marquinho ainda apontou que após a eliminação dos focos, as equipes ainda retornam nas áreas da cidade já vistoriadas aplicando o biolarvicida, para garantir a eliminação completa de outros focos que ainda possam existir nas casas e terrenos próximos.

“Assim como no ano passado, iniciamos 2021 com a intensificação nas visitas casa a casa, realizando até o momento quase 26 mil visitas. Vale lembrar que inícios de ano costumam registrar os maiores índices de chuva, o que faz com que os casos aumentem por conta da água parada. Nos cinco primeiros dias de março, por exemplo, choveu equivalente aos 28 dias de fevereiro. Por isso precisamos intensificar os trabalhos das equipes e ter o apoio da população para também verificar seus terrenos e eliminar todos os possíveis focos do mosquito”, ressaltou.

O prefeito Caio Aoqui pontuou que com ações simples de cuidado dentro de casa, a população pode ajudar neste combate. “Virar garrafas com a boca para baixo, manter caixas d’água, barris e tonéis tampados, limpar calhas e lajes e evitar que apresentem acúmulo de água, encher os vasos de plantas com areia até a borda, entre outras ações simples podem ser adotadas por todos nós. Por isso, pedimos para que toda a população nos ajude a manter o município livre deste mosquito”, pediu.

O vice-prefeito Renan Pontelli, também pediu a colaboração de todos e ainda ressaltou que a Prefeitura de Tupã permanece com inúmeras frentes de trabalho por todo o município para evitar a disseminação da dengue e assegurar a qualidade de vida de cada cidadão.

“As equipes vistoriam diariamente casas, lotes, praças, ferros velhos e muitos outros espaços. Também tem sido realizada a vistoria de espaços que, por conta da pandemia estão sem a circulação de pessoas, como creches e escolas”, contou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.