Zoonoses retira mais escorpiões do Cemitério da Saudade

Setor também vistoriou APAE e agendou busca ativa noturna

O trabalho de captura noturna de escorpiões realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã, é constante no município. As equipes do setor capturaram no Cemitério da Saudade, na noite de terça-feira (16), mais amostras de escorpiões que serão enviados para o Instituto Butantandesenvolver soro antiescorpiônico.

De acordo com o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, haverá mais uma ação de busca-ativa por esses animais. “Na noite desta quarta-feira (17) finalizaremos mais um trabalho de captura noturna no cemitério. Essa ação compõe o ciclo de atividades que devem ser efetuadas para controle populacional desses animais, já que não é recomendada aplicação de veneno, uma vez que isso só provoca o deslocamento deles e não os elimina”.

Além da busca e captura, feitas com lanternas de luz negra, luvas de couro, pinças especiais e botas para proteção dos agentes envolvidos, o CCZ também vistoriou nesta terça o prédio da APAE para identificar situações que propiciem o aparecimento de escorpiões e evitar a ocorrência de acidentes.

“Em breve, a rotina de atividades presenciais será retomada na APAE. Por isso, precisamos começar a fazer ações preventivas como aquelas que foram feitas nas Escolas Municipais. Nós realizamos uma vistoria durante a manhã para verificar se é necessário fazer alguma adequação no prédio, e também orientamos os responsáveis pelo local”, declarou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Para concluir o protocolo de segurança do Ministério da Saúde para controle de escorpiões em áreas urbanas, o Controle de Zoonoses fará na próxima semana uma ação de busca ativa noturna nas dependências da APAE.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.