Pesquisar
Close this search box.

Zoonoses retira mais escorpiões do Cemitério da Saudade

Setor também vistoriou APAE e agendou busca ativa noturna

O trabalho de captura noturna de escorpiões realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã, é constante no município. As equipes do setor capturaram no Cemitério da Saudade, na noite de terça-feira (16), mais amostras de escorpiões que serão enviados para o Instituto Butantandesenvolver soro antiescorpiônico.

De acordo com o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, haverá mais uma ação de busca-ativa por esses animais. “Na noite desta quarta-feira (17) finalizaremos mais um trabalho de captura noturna no cemitério. Essa ação compõe o ciclo de atividades que devem ser efetuadas para controle populacional desses animais, já que não é recomendada aplicação de veneno, uma vez que isso só provoca o deslocamento deles e não os elimina”.

Além da busca e captura, feitas com lanternas de luz negra, luvas de couro, pinças especiais e botas para proteção dos agentes envolvidos, o CCZ também vistoriou nesta terça o prédio da APAE para identificar situações que propiciem o aparecimento de escorpiões e evitar a ocorrência de acidentes.

“Em breve, a rotina de atividades presenciais será retomada na APAE. Por isso, precisamos começar a fazer ações preventivas como aquelas que foram feitas nas Escolas Municipais. Nós realizamos uma vistoria durante a manhã para verificar se é necessário fazer alguma adequação no prédio, e também orientamos os responsáveis pelo local”, declarou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Para concluir o protocolo de segurança do Ministério da Saúde para controle de escorpiões em áreas urbanas, o Controle de Zoonoses fará na próxima semana uma ação de busca ativa noturna nas dependências da APAE.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.