Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura monitora pontos finalizados da Macro durante recentes chuvas

Trabalho permite avaliar o sistema de drenagem implantado e servirá de base para futuros projetos e obras

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Trânsito, monitorou os pontos já finalizados das obras de macrodrenagem durante as recentes chuvas da tarde da última quarta-feira (13). Durante o acompanhamento não foi identificado nenhum problema relevante nos pontos que antigamente sofriam com enchentes e alagamentos.

Dentre estes locais apontados pela Pasta, a baixada da Rua Caingangs, o viaduto da Rua Lélio Piza e as proximidades da Praça dos 500 anos apresentaram 100% de eficácia na captação das águas pluviais.

No entanto, a Secretaria também identificou alagamentos parciais de vias em alguns locais, como a Rua Mandaguaris, as proximidades da Vila Indústria e outros pontos isolados. “Estes pontos ainda não possuem infraestrutura adequada de drenagem, pois não foram contemplados, nesta primeira etapa, por obras de macrodrenagem que possam solucionar definitivamente o problema no local”, explicou o titular da Pasta, Valentim César Bigeschi.

O Secretário ainda ressaltou que com os resultados positivos desta primeira etapa em finalização, a necessidade da futura execução das obras das etapas seguintes projetadas se demonstra muito mais necessária para a resolução dos problemas de drenagem pluvial, ainda constatados na cidade.

“Além do monitoramento das obras em área urbana, após as fortes chuvas que atingiram o nosso município, também iniciamos o levantamento das estradas rurais que precisam de manutenção para o tráfego seguro”, disse.

Bigeschi ainda ressaltou que, além do resultado positivo das obras, é possível identificar que as orientações à população sobre as consequências do descarte de lixo e materiais inservíveis em locais incorretos também foram positivas.

“A baixada da Caingangs era o ponto que mais tinha a presença de materiais jogados incorretamente e que acabavam interrompendo o canal de drenagem, causando inúmeros transtornos. Mas agora, pudemos observar que, além dos recentes trabalhos intensificados de limpeza destes canais, o descarte incorreto na área central, por parte da população, diminuiu drasticamente, e pedimos para que permaneça assim”, pontuou.

O prefeito Caio Aoqui pediu a compreensão de todos, pois as obras de macrodrenagem ainda estão em andamento, e destacou que com a finalização desta etapa, a Prefeitura poderá pleitear novos recursos para a execução de novas estruturas de captação de águas que poderão atender demais pontos com sistema insuficiente.

“Foram registrados elevados índices pluviométricos, que ultrapassaram 100mm em alguns pontos da cidade, e o sistema de captação se mostrou bem melhor. No entanto, enfatizamos que, logo as obras da macro finalizem, esforços serão realizados para que locais ainda com registro de alagamento possam também receber obras para evitar os transtornos à população”, pontuou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.