Prefeitura divulga novas medidas de enfrentamento ao coronavírus


A Prefeitura realizou na tarde desta segunda-feira (11) uma coletiva de imprensa para divulgar as novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade, com base no Plano São Paulo. Entre os assuntos abordados destacaram-se: retorno das aulas da Rede Municipal, possibilidades aquisição de vacinas junto ao Instituto Butantã, novo decreto municipal, e novo formato de boletim.

Além dos veículos de imprensa e funcionários da Prefeitura, participaram da coletiva: o prefeito Caio Aoqui; vice-prefeito Renan Pontelli; e os titulares das pastas de Assuntos Jurídicos, João José Pinto – JJ; de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi; e de Educação, professor Valdir Berti.

O vice-prefeito, Renan Pontelli enfatizou que é necessário este decreto municipal mais rígido com espaços públicos, o que para manter a saúde, às vezes são necessárias medidas um pouco mais restritivas. “Estamos estabelecendo mais restrições, fazendo medidas mais radicais, pois não queremos a UTI lotada. Nossa preocupação maior é cuidar da saúde da população”, enfatizou.

Já o prefeito Caio Aoqui salientou que estas são medidas tomadas com base no Plano São Paulo, e que foram consultados sindicatos, entre outras instituições para que houvesse a possibilidade de regulamentar tais normas de forma proteger a saúde e sem prejudicar os comerciantes, professores e à população em geral. 

“Estamos readequando nossas medidas devido ao aumento na ocupação de nossos leitos. Vemos que muitos hospitais da região já estão lotados, temos recebido pacientes de dezenas e até centenas de quilômetros de distância, e recentemente vimos nossos leitos se ocuparem na totalidade. Por isso, pedimos a colaboração da população, protegendo a saúde e protegendo vidas. Se cada um fizer a sua parte, venceremos este vírus”, explicou.

Situação atual

De acordo com o secretário municipal de Saúde, houve um aumento no número de casos, e em média 30% dos indivíduos que realizam testagem resultam positivo para o vírus. Segundo o titular da Pasta, o setor realiza o monitoramento de 275 pacientes, com diversos sintomas.

Miguel ainda destacou o aumento de casos na região e vinda de pacientes destes locais, bem como o estado dos que recebem atendimentos. “Maioria dos pacientes já estão chegando em estado grave ou evoluindo para tal estado. Este Aumento é resultado das festas de fim de ano, conforme informado pelos pacientes, seja devido a viagens ou contato com familiares de outras cidades”, disse.

“Percebemos que o jovem é o que mais leva o vírus para casa. Estamos chegando a quase 1.900 casos, e se continuarmos na média de confirmações, infelizmente ultrapassaremos 1.900 confirmados nesta semana”, informou o secretário.

Boletim

Na oportunidade, o prefeito Caio Aoqui informou que o boletim sobre o coronavírus, emitido pela Prefeitura, terá um novo formato, separando a ocupação referente à enfermaria da referente à UTI, facilitando a compreensão pela população. 

Vacina

O prefeito Caio Aoqui destacou o interesse de o Município adquirir vacinas contra o novo coronavírus junto ao Instituto Butantã, utilizando o orçamento destinado ao combate ao vírus. Segundo Caio, o orçamento atual possibilita tal aquisição, e será formalizado um pedido ao Instituto.​

Educação

O secretário municipal de Educação informou que a Pasta realizará uma reunião com os profissionais do setor, e uma pesquisa com os pais. Mediante o resultado destas e da possibilidade de vacinação, será planejado o retorno das aulas presenciais. Até tal confirmação, as aulas retornarão na modalidade remota no dia 1 de fevereiro. 

O titular também informou a respeito da realização uma reunião com mantenedoras de escolas particulares, e que estas estão autorizadas a retornarem na modalidade presencial com até 35% da capacidade e tomando todas as medidas sanitárias recomendadas, conforme o Plano São Paulo.

Decreto Municipal

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos informou sobre o Decreto Municipal Nº 8.960, que será publicado nesta terça-feira (12) e regulariza o funcionamento do comércio, uso de espaços públicos entre outras medidas.

Segundo este novo decreto, os estabelecimentos comerciais funcionarão com limite de 40% de sua capacidade máxima, e poderá atender presencialmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, os estabelecimentos poderão seguir as normativas anteriormente definidas, se limitando a, no máximo, 8 horas diárias de funcionamento.

O decreto também regulariza o funcionamento de salões de beleza, barbearias, bares, academia de esportes, centro de ginásticas, eventos, atividades culturais, restaurantes e similares. Estes estão limitados a 40% de sua capacidade de ocupação, e poderá funcionar até às 20h. Também fica autorizado o funcionamento por delivery e drive-thru. 

As feiras-livres continuarão funcionando segundo as recomendações das autoridades de Saúde, respeitando as normas sanitárias e seguirão o seguinte cronograma de funcionamento: às quartas e quintas-feiras das 15h às 20h, aos sábados das 8h às 12h, e aos domingos  das 6h às 12h. 

Ainda sobre as feiras de domingo, os feirantes poderão montar suas barracas a partir das 5h e iniciar o atendimento a partir das 6h; e fica proibido o consumo no local, bem como a disponibilização de mesas e cadeiras. 

Devido ao aumento na ocupação da UTI, fica decretado também o fechamento das praças e parques públicos das 22h às 6h, ficando assim proibida a entrada, permanência ou circulação nestes locais ou suas imediações.  

De acordo com João José, o decreto foi elaborado com base no Plano São Paulo. Ele ressalta que em muitos casos as pessoas dizem que estão no direito de ir e vir, porém o direito coletivo sobrepõe o individual. “Se o direito de ir e vir for utilizado para realizar qualquer ação que prejudique o direito coletivo, esta ação pode ser proibida”, explicou.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.