Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura divulga novas medidas de enfrentamento ao coronavírus


A Prefeitura realizou na tarde desta segunda-feira (11) uma coletiva de imprensa para divulgar as novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade, com base no Plano São Paulo. Entre os assuntos abordados destacaram-se: retorno das aulas da Rede Municipal, possibilidades aquisição de vacinas junto ao Instituto Butantã, novo decreto municipal, e novo formato de boletim.

Além dos veículos de imprensa e funcionários da Prefeitura, participaram da coletiva: o prefeito Caio Aoqui; vice-prefeito Renan Pontelli; e os titulares das pastas de Assuntos Jurídicos, João José Pinto – JJ; de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi; e de Educação, professor Valdir Berti.

O vice-prefeito, Renan Pontelli enfatizou que é necessário este decreto municipal mais rígido com espaços públicos, o que para manter a saúde, às vezes são necessárias medidas um pouco mais restritivas. “Estamos estabelecendo mais restrições, fazendo medidas mais radicais, pois não queremos a UTI lotada. Nossa preocupação maior é cuidar da saúde da população”, enfatizou.

Já o prefeito Caio Aoqui salientou que estas são medidas tomadas com base no Plano São Paulo, e que foram consultados sindicatos, entre outras instituições para que houvesse a possibilidade de regulamentar tais normas de forma proteger a saúde e sem prejudicar os comerciantes, professores e à população em geral. 

“Estamos readequando nossas medidas devido ao aumento na ocupação de nossos leitos. Vemos que muitos hospitais da região já estão lotados, temos recebido pacientes de dezenas e até centenas de quilômetros de distância, e recentemente vimos nossos leitos se ocuparem na totalidade. Por isso, pedimos a colaboração da população, protegendo a saúde e protegendo vidas. Se cada um fizer a sua parte, venceremos este vírus”, explicou.

Situação atual

De acordo com o secretário municipal de Saúde, houve um aumento no número de casos, e em média 30% dos indivíduos que realizam testagem resultam positivo para o vírus. Segundo o titular da Pasta, o setor realiza o monitoramento de 275 pacientes, com diversos sintomas.

Miguel ainda destacou o aumento de casos na região e vinda de pacientes destes locais, bem como o estado dos que recebem atendimentos. “Maioria dos pacientes já estão chegando em estado grave ou evoluindo para tal estado. Este Aumento é resultado das festas de fim de ano, conforme informado pelos pacientes, seja devido a viagens ou contato com familiares de outras cidades”, disse.

“Percebemos que o jovem é o que mais leva o vírus para casa. Estamos chegando a quase 1.900 casos, e se continuarmos na média de confirmações, infelizmente ultrapassaremos 1.900 confirmados nesta semana”, informou o secretário.

Boletim

Na oportunidade, o prefeito Caio Aoqui informou que o boletim sobre o coronavírus, emitido pela Prefeitura, terá um novo formato, separando a ocupação referente à enfermaria da referente à UTI, facilitando a compreensão pela população. 

Vacina

O prefeito Caio Aoqui destacou o interesse de o Município adquirir vacinas contra o novo coronavírus junto ao Instituto Butantã, utilizando o orçamento destinado ao combate ao vírus. Segundo Caio, o orçamento atual possibilita tal aquisição, e será formalizado um pedido ao Instituto.​

Educação

O secretário municipal de Educação informou que a Pasta realizará uma reunião com os profissionais do setor, e uma pesquisa com os pais. Mediante o resultado destas e da possibilidade de vacinação, será planejado o retorno das aulas presenciais. Até tal confirmação, as aulas retornarão na modalidade remota no dia 1 de fevereiro. 

O titular também informou a respeito da realização uma reunião com mantenedoras de escolas particulares, e que estas estão autorizadas a retornarem na modalidade presencial com até 35% da capacidade e tomando todas as medidas sanitárias recomendadas, conforme o Plano São Paulo.

Decreto Municipal

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos informou sobre o Decreto Municipal Nº 8.960, que será publicado nesta terça-feira (12) e regulariza o funcionamento do comércio, uso de espaços públicos entre outras medidas.

Segundo este novo decreto, os estabelecimentos comerciais funcionarão com limite de 40% de sua capacidade máxima, e poderá atender presencialmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, os estabelecimentos poderão seguir as normativas anteriormente definidas, se limitando a, no máximo, 8 horas diárias de funcionamento.

O decreto também regulariza o funcionamento de salões de beleza, barbearias, bares, academia de esportes, centro de ginásticas, eventos, atividades culturais, restaurantes e similares. Estes estão limitados a 40% de sua capacidade de ocupação, e poderá funcionar até às 20h. Também fica autorizado o funcionamento por delivery e drive-thru. 

As feiras-livres continuarão funcionando segundo as recomendações das autoridades de Saúde, respeitando as normas sanitárias e seguirão o seguinte cronograma de funcionamento: às quartas e quintas-feiras das 15h às 20h, aos sábados das 8h às 12h, e aos domingos  das 6h às 12h. 

Ainda sobre as feiras de domingo, os feirantes poderão montar suas barracas a partir das 5h e iniciar o atendimento a partir das 6h; e fica proibido o consumo no local, bem como a disponibilização de mesas e cadeiras. 

Devido ao aumento na ocupação da UTI, fica decretado também o fechamento das praças e parques públicos das 22h às 6h, ficando assim proibida a entrada, permanência ou circulação nestes locais ou suas imediações.  

De acordo com João José, o decreto foi elaborado com base no Plano São Paulo. Ele ressalta que em muitos casos as pessoas dizem que estão no direito de ir e vir, porém o direito coletivo sobrepõe o individual. “Se o direito de ir e vir for utilizado para realizar qualquer ação que prejudique o direito coletivo, esta ação pode ser proibida”, explicou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.