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Desenvolvimento Econômico divulga principais ações deste ano

Dentre os destaques estão: XX Fórum de Debates e os atendimentos diversos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior divulgou na última semana o balanço das principais ações da Pasta em 2020. O relatório é composto pelas ações e atendimentos da EMFI Paulo Renato Stort em parceria com o SENAI, Sebrae Aqui, Sala do Empreendedor, Banco do Povo, Procon, PAT,  Incubadora de Empresas e Feira livre.

A Pasta também conta com o Desenvolve Tupã, que é um conselho consultivo, formado por representantes de entidades representativas, com o objetivo de dar pareceres sobre solicitações dos diversos setores da economia, tais como descontos, isenções entre outros.

O titular da Pasta, Newton Takahara, enfatizou que a pandemia limitou diversos serviços, chegando a fechar durante o mês de março, retomando as atividades gradativamente com restrições. Segundo Newton, mesmo diante da pandemia, a Secretaria buscou alternativas para fomentar o mercado de trabalho, manter o comércio e ampliar o empreendedorismo.

“A economia foi um dos setores mais afetados com a pandemia, e para manter o desenvolvimento de Tupã, buscamos soluções que permitissem a realização de atendimentos à população. Fizemos a instalação de totens com álcool em gel, instalamos protetores de acrílico nas mesas de atendimentos, oferecemos alternativas digitais de atendimentos, entre outras”, explicou.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que neste ano foram oferecidos cursos para empreendedores pelo Sebrae e para candidatos a ingresso no mercado de trabalho pelo SENAI, sendo a maioria on-line e gratuita. Também enfatizou que houve abertura de inúmeras vagas de trabalho, aumento nos empreendimentos atendidos pela Incubadora, grande adesão às linhas de créditos do Banco do Povo, e muitos atendimentos nas diversas alternativas oferecidas.

“Uma das prioridades ao longo da pandemia foi a economia, e por isso oferecemos alternativas de atendimentos, cursos para qualificação profissional e formações nas áreas que mais demandam em nossa cidade, e fomentamos o empreendedorismo. Foi instituído o Conselho Municipal de Emprego e Renda, e estamos buscando novos cursos e soluções para enfrentarmos a pandemia e continuarmos crescendo. Com o esforço de todos, faremos uma Tupã mais próspera e desenvolvida”, salientou.

Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tupã tem como objetivo facilitar a recolocação e inserção da população no mercado de Trabalho, e para isso oferece diversos serviços, e destes destacam-se: os relacionados a instruções sobre a carteira de trabalho digital, Seguro Desemprego, intermediação de mão de obra, captação de vagas, regularização de cadastro do empregador web, entre outros.

No relatório é indicado que até o mês de novembro o PAT contou com 497 vagas captadas, 829 novos trabalhadores inscritos; destes, 378 foram encaminhadas para o empregador e ao todo 234 colocações no mercado de trabalho foram realizadas.

O PAT inda intermediou a criação do Conselho Municipal do Emprego, Emprego e Renda, aprovado pela Câmara Municipal, que possibilita a vinda de cursos de qualificação por meio do programa Minha Chance, complementando os conhecimentos já oferecidos pelo “Time do Emprego”. O município recebeu tal atenção também pelo fato do PAT de Tupã estar em 4º lugar no ranking regional, com apenas 4 vagas atrás da cidade de Assis.

Procon

O Procon de Tupã viu um aumento de procura por atendimentos logo no início da pandemia, e ao longo do ano intermediou diversos acordos entre consumidores e empresas. Segundo o relatório, as demandas apresentadas no Procon – SP são acolhidas e tratadas com base no Código de Defesa do Consumidor e de legislações complementares. 

Até o mês de novembro, o órgão somou 4.875 atendimentos, divididos em 6 modalidades:  Extra-Procon (369), Simples Consulta (1.652), Atendimento Preliminar (607), Carta de Informação Preliminar- CIP (1.127), Retorno de CIP (1.111) e Reclamação (3).

EMFI Paulo Renato Stort e SENAI

A Escola Municipal de Formação Industrial Paulo Renato Stort, em parceria com o SENAI, formou 166 alunos nos vários cursos oferecidos, sendo: Metrologia (16 alunos), Aperfeiçoamento de Soldagem a Arco Elétrico – ER (15), Torneiro Mecânico FIC (6), Programação e Operação de Torno CNC (8), Mecânico de Usinagem Convencional – aprendiz (23), e diversos cursos on-line gratuitos (98).

Ainda no final do ano, a Secretaria renovou o contrato com o SENAI, possibilitando novos cursos gratuitos para a população, especialmente os voltados para indústrias locais.

Sebrae

O Sebrae Aqui de Tupã oferece diversos atendimentos aos MEIs, MEs e EPPs, com destaques para modalidades relacionadas a orientações, finanças, marketing, gestão de pessoas, qualidade e produção. Além dos atendimentos e consultorias, são oferecidos cursos, palestras e oficinas.

De acordo com o balanço, até novembro foram realizados 2.037 atendimentos, com destaques para: 367 indicações de cursos, 183 orientações de aberturas de empresas, 770 emissões e orientações de DAS, 255 declarações anual do MEI, e 149 emissões de Nota Fiscal Eletrônica.

Ao todo, foram oferecidos 37 cursos em várias áreas, voltados para empreendedores de Tupã e diversas outras localidades; especialmente abordando redes sociais, controle de estoque, fluxo de caixa, empreendedorismo, perspectivas para o futuro, e específicos para diversas modalidades, oferecidos gratuitamente e totalmente on-line.

Banco do Povo

O Banco do Povo é uma parceria entre governo estadual e Prefeitura de Tupã e atualmente oferece duas linhas de créditos para vários tipos de empreendimentos com o objetivo de auxiliar as empresas a investirem em novos equipamentos, melhorias, e a enfrentarem os impactos financeiros gerados pela pandemia do coronavírus.

De acordo com o relatório, até novembro, 126 contratos foram firmados, que totalizaram um montante de R$ 2.132.956,61 em empréstimos.

Feira Livre

 De acordo com o balanço, foram realizados cerca de 10 cadastros de novos participantes, e ao longo do ano foram realizadas diversas melhorias na estrutura elétrica e iluminação. Segundo a Pasta, a pandemia limitou a realização das feiras, e para a realização destas foram adotadas diversas medidas, como o uso obrigatório de máscaras, instalação de totens com álcool em gel, distanciamento entre barracas, proibição do consumo no local, entre outras.

A quantidade de feiras também foi reduzida, bem como suas atrações. De acordo com o balanço, cerca de 40 feiras foram realizadas até o mês de novembro, seguindo as recomendações para evitar o progresso do novo vírus.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor busca a simplificação e desburocratização do processo de registro e licenciamento de empresas, e serve como canal de interação da Prefeitura com os empresários. Seus principais serviços são: emissão de Alvarás de Funcionamento Empresarial, de profissionais autônomos e atividades eventuais.

Segundo o balanço, até novembro foram abertas 640 novas empresas, e contou com 502 registros e alterações empresariais.

Incubadora de Empresas

No início do ano, a Incubadora de Empresas contava com 8 dos 13 boxes utilizados. Ao longo do ano, foram realizadas diversas ações para captação de novas empresas para o local, e até novembro, foi possível a inclusão de mais 5 empresas para a Incubadora. Desta forma, o local está com todos os seus 13 boxes ocupados.    

Fórum de Debates

Além dos serviços e atendimentos dos diversos setores, a Pasta ainda realizou o XX Fórum de Debates, que neste ano foi realizada do dia 8 ao dia 10 deste mês, totalmente on-line e transmitido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook e em seu canal no Youtube, respeitando as recomendações das autoridades de saúde e evitando aglomerações.

De acordo com a Pasta, a realização no formato on-line é inédita e possibilitou que mais pessoas tivessem acesso ao evento, sem precisar sair de casa e não limitando o número de participantes a um espaço físico. Além disso, permite que a população tenha acesso na íntegra mesmo depois da realização do evento. Até o momento, as transmissões já somam quase 7 mil visualizações.

O formato on-line também permitiu que três palestrantes renomados de diferentes lugares participassem sem precisar se deslocar até Tupã, e fez com que o evento tivesse custo zero para o Município, trazendo temas relevantes para o desenvolvimento econômico da cidade.

No dia 8, o evento contou com a palestra do prof. dr. André Rodrigues Reis, com o tema “Bioinsumos e Micronutrientes na Agricultura para Produção Sustentável de Alimentos”. Até esta semana, esta palestra já contabilizou cerca de 3.800 visualizações no Facebook e 97 no Youtube.

Já no dia 9, o Fórum contou com a palestra de Adriano Luiz Martins, com o tema “A Importância da Tecnologia em Tempos de Pandemia”. Até esta semana, esta palestra já contabilizou 885 visualizações no Facebook e 17 no Youtube.

Encerrando o evento com chave de ouro, o mágico e ilusionista Issao Imamura realizou uma palestra motivacional com truques de mágicas com o tema “A Mágica de Pensar Grande: Quando Entendemos que o Maior Segredo está na Mentalidade”. Até esta semana, cerca de 2.100 visualizações já foram contabilizadas no Facebook e 47 no Youtube.

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