Educação teve atenção especial ao longo da pandemia em Tupã

Secretaria Municipal de Educação divulga principais ações de 2020

Relatório envolve melhorias e mudanças realizadas para manter os serviços durante a pandemia

 A Secretaria Municipal de Educação informou as principais ações de 2020. Embora a pandemia do novo coronavírus interrompesse as aulas presenciais, equipes se capacitaram para realizar aulas na modalidade à distância e os prédios da Rede Municipal de Ensino receberam manutenções e melhorias.

Entre as primeiras ações após a suspensão das aulas presenciais, foi a entrega dos kits alimentação para alunos do programa Bolsa Família e famílias dos mesmos em situação de vulnerabilidade social.

Também foram realizadas capacitações e formações continuadas pelas técnicas responsáveis pelo departamento pedagógico da Secretaria e pelo Sistema SESI, com foco no ensino remoto. Os temas abordados foram: “Aprimoramento das aulas on-line/Promover ampliação dos recursos tecnológicos utilizados, apoiando a continuidade das aprendizagens dos estudantes durante o período das aulas remotas” e “Análise das aulas on-line e levantamento de procedimentos didáticos para aulas remotas”.

Houve também a formação dos gestores sobre “Projeto Político Pedagógico adaptado à pandemia”. Cada escola passou a realizar formações com os professores, tendo o principal foco em: “Sistematização dos conteúdos”, “Leitura em voz alta à distância” e “Aprimoramento dos recursos tecnológicos”.

Além destas, também teve início a formação on-line pelo Sistema SESI de Ensino. A Pasta ainda estabeleceu uma parceria com a Unesp para as formações: “Contação de histórias”, “Jogos Matemáticos” e “Robótica”.

Vale ressaltar que a Secretaria também realizou serviços de manutenção nas unidades escolares durante a quarentena (creches, pré-escolas, escolas e projetos). Dentre as ações estão: substituição de lâmpadas queimadas, atualizadas para lâmpadas de LED; revisão geral em sistemas hidráulicos e controle de vazamentos, principalmente em caixas de descargas; serviço de roçada completo em todas as unidades, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Ainda segundo o relatório da Secretaria, foi realizada limpeza e manutenção de calhas; substituição das lâmpadas da Escola Thiago Leandro por LED; podas de árvores nas unidades escolares; manutenção de telhados, com substituição de telhas danificadas; manutenção e instalação de sistemas de PABX nas Unidades que necessitavam; substituição de vidros danificados; e reparo em forros de PVC danificados.

O titular da Pasta, professor Valdir Berti, explicou que houve um grande esforço das equipes e dos pais para que a transição da modalidade presencial para a on-line fosse eficiente e proporcionasse um ensino de qualidade a todos. Valdir ainda enfatizou que o momento de ausência de alunos possibilitou que as unidades de ensino pudessem receber manutenções e melhorias.

“Estamos passando por momentos atípicos, que nos obrigou a migrar para o formato on-line. Porém, nossas equipes buscaram se dedicar ao máximo para oferecer uma educação de qualidade mesmo à distância, recebendo formações e dando todo apoio necessário. Isso tudo, junto com a colaboração e ajuda dos pais em casa possibilitou que o ensino ao longo deste ano pudesse ser eficiente”, enfatizou.

O Prefeito Caio Aoqui explicou que a educação teve atenção especial ao longo da pandemia, enfatizou que as equipes receberam capacitações para proporcionar um ensino de qualidade na modalidade à distância; e destacou que houve a preocupação para entrega de kits de alimentação, para atender as famílias em vulnerabilidade social.

“A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade; por isso damos uma atenção especial desde o início da pandemia. Durante este período, atendemos as famílias que estão em vulnerabilidade social, realizamos reparos e melhorias nas escolas e creches, realizamos diversas formações para oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos. Agradeço a colaboração dos pais e dedicação dos alunos e professores envolvidos, pois graças ao esforço e participação de todos, conseguimos entregar um ensino de qualidade e encerrar este ano com êxito”, concluiu.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.