Pesquisar
Close this search box.

Educação teve atenção especial ao longo da pandemia em Tupã

Secretaria Municipal de Educação divulga principais ações de 2020

Relatório envolve melhorias e mudanças realizadas para manter os serviços durante a pandemia

 A Secretaria Municipal de Educação informou as principais ações de 2020. Embora a pandemia do novo coronavírus interrompesse as aulas presenciais, equipes se capacitaram para realizar aulas na modalidade à distância e os prédios da Rede Municipal de Ensino receberam manutenções e melhorias.

Entre as primeiras ações após a suspensão das aulas presenciais, foi a entrega dos kits alimentação para alunos do programa Bolsa Família e famílias dos mesmos em situação de vulnerabilidade social.

Também foram realizadas capacitações e formações continuadas pelas técnicas responsáveis pelo departamento pedagógico da Secretaria e pelo Sistema SESI, com foco no ensino remoto. Os temas abordados foram: “Aprimoramento das aulas on-line/Promover ampliação dos recursos tecnológicos utilizados, apoiando a continuidade das aprendizagens dos estudantes durante o período das aulas remotas” e “Análise das aulas on-line e levantamento de procedimentos didáticos para aulas remotas”.

Houve também a formação dos gestores sobre “Projeto Político Pedagógico adaptado à pandemia”. Cada escola passou a realizar formações com os professores, tendo o principal foco em: “Sistematização dos conteúdos”, “Leitura em voz alta à distância” e “Aprimoramento dos recursos tecnológicos”.

Além destas, também teve início a formação on-line pelo Sistema SESI de Ensino. A Pasta ainda estabeleceu uma parceria com a Unesp para as formações: “Contação de histórias”, “Jogos Matemáticos” e “Robótica”.

Vale ressaltar que a Secretaria também realizou serviços de manutenção nas unidades escolares durante a quarentena (creches, pré-escolas, escolas e projetos). Dentre as ações estão: substituição de lâmpadas queimadas, atualizadas para lâmpadas de LED; revisão geral em sistemas hidráulicos e controle de vazamentos, principalmente em caixas de descargas; serviço de roçada completo em todas as unidades, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Ainda segundo o relatório da Secretaria, foi realizada limpeza e manutenção de calhas; substituição das lâmpadas da Escola Thiago Leandro por LED; podas de árvores nas unidades escolares; manutenção de telhados, com substituição de telhas danificadas; manutenção e instalação de sistemas de PABX nas Unidades que necessitavam; substituição de vidros danificados; e reparo em forros de PVC danificados.

O titular da Pasta, professor Valdir Berti, explicou que houve um grande esforço das equipes e dos pais para que a transição da modalidade presencial para a on-line fosse eficiente e proporcionasse um ensino de qualidade a todos. Valdir ainda enfatizou que o momento de ausência de alunos possibilitou que as unidades de ensino pudessem receber manutenções e melhorias.

“Estamos passando por momentos atípicos, que nos obrigou a migrar para o formato on-line. Porém, nossas equipes buscaram se dedicar ao máximo para oferecer uma educação de qualidade mesmo à distância, recebendo formações e dando todo apoio necessário. Isso tudo, junto com a colaboração e ajuda dos pais em casa possibilitou que o ensino ao longo deste ano pudesse ser eficiente”, enfatizou.

O Prefeito Caio Aoqui explicou que a educação teve atenção especial ao longo da pandemia, enfatizou que as equipes receberam capacitações para proporcionar um ensino de qualidade na modalidade à distância; e destacou que houve a preocupação para entrega de kits de alimentação, para atender as famílias em vulnerabilidade social.

“A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade; por isso damos uma atenção especial desde o início da pandemia. Durante este período, atendemos as famílias que estão em vulnerabilidade social, realizamos reparos e melhorias nas escolas e creches, realizamos diversas formações para oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos. Agradeço a colaboração dos pais e dedicação dos alunos e professores envolvidos, pois graças ao esforço e participação de todos, conseguimos entregar um ensino de qualidade e encerrar este ano com êxito”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.