Pesquisar
Close this search box.

USFs de Tupã oferecem atendimentos especiais no Novembro Azul

Mês de conscientização contra o câncer de próstata engloba saúde integral do homem

O Novembro Azul foi criado para alertar sobre os benefícios do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo tipo de tumor mais comum entre homens. No entanto, é preciso ficar alerta à saúde como todo, uma vez que descobrir doenças em estágio inicial possibilita tratamentos menos agressivos e com maior índice de cura.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Tupã abordará neste mês a prevenção de diversas doenças.

“Tupã oferece o exame de PSA, que mede a concentração desta partícula no sangue e detecta alterações na próstata; avaliação dos índices de massa corpórea, que permitem saber se o homem está com sobrepeso; aferição de pressão arterial; atualização da caderneta de vacinação; consultas médicas; e odontológicas. Sempre com o objetivo de conscientizar os homens sobre o zelo com a própria saúde”, informou Mariana Parra Sanches, coordenadora das Unidades de Saúde da Família (USF).

O serviço de atenção básica do município tem oferecido atendimentos individuais e multidisciplinares, as consultas devem ser agendadas por telefone.

O exame de PSA é recomendado para aqueles que tem mais de 50 anos ou de 45 anos que pertençam aos grupos de risco (histórico familiar de câncer, homens negros ou com sobrepeso).

O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial, por isso deve-se ficar atento a sinais como dificuldade para urinar e a presença de sangue na urina ou no sêmen.

Douglas Duenhas de Azevedo, dentista da USF, destaca os cuidados com a saúde bucal, uma vez que o câncer de boca é o quarto mais comum entre os homens da região sudeste do país.

“Essa doença está mais relacionada ao tabagismo, à ingestão de bebida alcoólica, próteses em más condições, exposição excessiva ao sol, gengivas não saudáveis e deficiências nutricionais e imunológicas”, explicou.

O dentista afirma que algumas lesões são de difícil identificação, por isso é essencial consultar um especialista regularmente.

“A dor é um sinal claro do organismo de que algo está errada. O homem não deve se automedicar, ele deve procurar um atendimento para que seja feito o diagnóstico correto”, comentou Douglas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.