Pesquisar
Close this search box.

Como faço para ter uma arma de fogo legalizada? Conversamos com uma especialista no assunto

Segurança e Defesa Pessoal são alguns dos assuntos mais discutidos atualmente em nosso país

O decreto que facilita a posse de arma de fogo gerou debates por todos os lados, há quem defenda a medida e quem seja contra, porém existe a unanimidade em uma questão: É essencial que todas as documentações e procedimentos sejam respeitados para se adquirir uma arma legalmente.

Quem vai te auxiliar nesse processo para o devido registro da mesma é o Despachante de Armas.

Ana Carolina Soler Guilhen, especialista no assunto é uma das pioneiras em nossa região, ela atua como qualquer outro despachante, ou seja, busca agilizar os documentos necessários e garante a legalidade do registro para que tudo esteja dentro da lei.

“A demanda pela aquisição de armas de fogo cresceu muito após a flexibilização da posse, no entanto, devemos esclarecer que só quem se enquadra no decreto pode obter uma, explica Ana Carolina, que também é advogada.”

A profissional conhece todos os trâmites e auxilia homens e mulheres no encaminhamento para cursos de tiro, exame psicotécnico, registro, renovação de registro, transferência e guia de trânsito para armas legais.

Ela atua tanto na concessão do registro da Polícia Federal, que fornece a licença da posse, e autoriza manter o armamento na residência ou local de trabalho, com a finalidade de defesa pessoal.

Quanto para adquirir a autorização através do CR – Certificado de Registro – um instrumento que autoriza a aquisição legal de armas de fogo para as atividades de Tiro Desportivo, Caça ou Coleção, expedido pelo Exército Brasileiro.

“O processo para se enquadrar na categoria dos CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) é bastante burocrático, mas, mais completo do que o pedido de posse de arma à PF, porque inclui a autorização para transportar a arma até o local de treinamento ou prática, e libera a aquisição de outros tipos de armamento, destaca a Despachante de Armas.”

As regras para ser um colecionador, atirador ou caçador são: ser filiado a um clube de tiro ou de caça, fazer prova de capacitação técnica e avaliação psicológica, apresentar certidões negativas (não pode responder a inquérito criminal) e informar um local adequado para guarda do acervo.

Ao concluir essa etapa, o iniciante pode praticar o tiro desportivo em agremiações e já pode comprar armas.

Neste caso, ele precisa fazer um novo requerimento, citando a arma escolhida para obter a autorização. O documento deve ser assinado também pelo clube de tiro do qual ele faz parte.

Conseguindo a autorização, basta ir a uma loja entregar o documento para que seja emitida a nota fiscal.

Com a numeração da nota fiscal da arma, é preciso fazer o registro no Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), que também é gerenciado pelo Exército.

Somente após esse registro é que o CAC pode ir a uma loja para receber a arma ou finalizar o processo de importação.

Ainda existem questões como guia de trânsito da arma e as diferenças entre as categorias, todos são detalhes muito importantes que devem ser observados para se evitar problemas e só mesmo um especialista pode orientar corretamente sobre cada caso específico.

Assista

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.