Pesquisar
Close this search box.

Grupo Ágape de Teatro completa 21 anos de trajetória

Mais de 60 espetáculos foram montados, e atualmente o grupo realiza um resgate histórico

O grupo surgiu em 07 de agosto de 1999, por iniciativa de Luiz Bertazoni, com a ideia de reativar o grupo de teatro da Juventude Espirita de Tupã (atual União Espirita Jésus Gonçalves), que na época tinha como presidente Cirso Ribeiro Rosa, que aceitou a ideia e apoiou. Bertazoni, por problemas de saúde, teve que se afastar do grupo, que desde então foi assumido por Renato Gonzalez Rosa.

Manter um grupo de teatro ativo no interior do estado há 21 anos ininterruptos é um grande desafio, que é muito bem recompensado; pois a cada espetáculo apresentado, a plateia pensa, questiona e evolui. Por isso, o Grupo Ágape de Teatro não buscar fins lucrativos, apenas os dividendos artísticos.

Esta é uma história de muitas realizações em prol da cultura de nossa cidade; e sem dúvida nenhuma, é a organização cultural que mais contribuiu e contribui para o desenvolvimento da cultura em Tupã. São exemplos de contribuições: o Festival Nacional de Teatro de Tupã, o Ponto de Cultura Teatro gera Vida e Vida gera Teatro, produções audiovisuais, produções em festivais de dança de academias de Tupã e região, produções de festivais de teatro em outras cidades, participações no Projeto Ademar Guerra (atual Programa de Qualificação em Artes), circulação de espetáculos, os prêmios conquistados em festivais pelo país afora, entre outras. 

Resgate histórico

Desde 7 de agosto de 2019, o Núcleo de Audiovisual está contando a história do Grupo Ágape de Teatro nos programas Mosaico e Em ponto (exibidos em TVs de nossa cidade e pelo Facebook), com o intuito de celebrar uma trajetória de 20 anos de existência, por meio das realizações, montagens e projetos. 

A finalidade principal é reunir toda a trajetória do grupo e disponibilizá-la para o público. Esse trabalho se transformou em um grande resgate histórico dos feitos do grupo tupãense, que contabilizou 61 espetáculos montados ao longo de sua existência. Tal resgate tende a se estender até o final de 2020. Pois ainda há uma grande quantidade de material a ser exibido. 

Atividades do Grupo Ágape na atualidade

É ponto de cultura, por meio da iniciativa “Teatro gera vida e vida gera teatro”; mantém um banco de textos teatrais com cerca de 3.000 títulos; é ponto de exibição da Mostra Interamericana de Direitos Humanos; seu grupo adulto estava em cartaz com o espetáculo “Palhaços”, porém, devido à pandemia não pôde mais circular; mentem um grupo infantil que teve também suas aulas paralisadas por conta da pandemia.

Seu Núcleo de Audiovisual é responsável pela produção dos programas Mosaico (há 17 anos no ar, e atualmente exibido pelo Facebook do grupo e nas TV Universitária e TV Oeste de Tupã) e programa Em Ponto (vai ao ar pela TV câmara de Tupã).

Recentemente o Grupo Ágape filiou-se no Grupo Música e arte por toda a parte; e foi contemplado com orientações profissionais do Programa de Qualificação em Artes 2020.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.