Pesquisar
Close this search box.

Culex quinquefasciatus infesta o município de Tupã

Prefeitura inicia “guerra” contra pernilongos

Insetos costumam proliferar durantes estiagem e em ambientes com matéria orgânica

O pernilongo doméstico (Culex quinquefasciatus) não tem dado trégua neste inverno. Segundo o diretor do departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antonio de Barros, o período de estiagem favorece a proliferação desse tipo de pernilongo.

Conforme Marco Antonio, a falta de chuva eleva o nível de poluentes e de matéria orgânica que serve de alimento para as larvas. “Países tropicais têm uma variedade grande de mosquitos o ano todo. No entanto, existem períodos mais propícios para esses insetos. Alguns pernilongos podem se proliferar em períodos com temperatura elevada e, no caso do doméstico, de menos chuva”, afirmou.

Diante disso, a equipe do departamento de Entomologia e Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde intensificou, desde terça-feira (11), as ações do controle da infestação de pernilongos nos braços direito e esquerdo do Córrego Afonso XIII.

“Os bairros às margens do Córrego Afonso XIII estão sentindo mais esta infestação, pois os mosquitos tendem a permanecer perto dos criadouros, devido à presença de fonte alimentar e de sítios de oviposição neste local”, informou.

Somente inseticidas biológicos estão sendo utilizados para reduzir os impactos ambientais provocados pela nebulização.

Marco Antonio destaca que de terça para quarta-feira, foi constatada uma redução de mais de 50% das larvas nas poças que se formaram no córrego. A estimativa é de que em sete dias será possível sentir uma redução ainda maior na quantidade de inseto.

Fonte: Assessoria e Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.