Pesquisar
Close this search box.

Farmácia de Apoio é entregue e homenageia o farmacêutico Ducler César

Objetivo é oferecer melhores serviços de assistência farmacêutica à população

A Prefeitura entregou, na tarde de ontem (16), a Farmácia de Apoio, junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na rua Comerciante José da Motta, 55. Esta é a única farmácia da Assistência Farmacêutica Municipal que atenderá aos finais de semana e feriados. O objetivo é oferecer melhores à população.

De acordo com a Assistência Farmacêutica Municipal, a nova farmácia homenageia o farmacêutico Ducler César e atenderá das 8h às 12h. Ela fornecerá medicamentos de urgência e emergência, tais como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, expectorantes, entre outros. Porém, não serão fornecidos medicamentos de uso contínuo.

A UPA conta com farmácia interna, que atende apenas a demanda da Unidade. Já Farmácia de Apoio, atenderá apenas munícipes de Tupã com receitas da UPA, Santa Casa, AME, PSFs e dos postos de saúde. Desta forma, caso o munícipe seja atendido em uma destas unidades no final de semana ou feriado, ele poderá retirar seus medicamentos por meio desta nova alternativa.

A cerimônia de entrega da estrutura contou com a presença de familiares do farmacêutico, servidores da farmácia, e representantes de autoridades. Após os discursos a respeito da cerimônia, estrutura e homenagem, foi feito o descerramento da placa. Posteriormente houve a entrega de mimos para Eleny Rosa vieira, viúva do homenageado. Por fim foi apresentada a estrutura para os presentes. Tudo respeitando as recomendações das autoridades.

Eleny Rosa vieira, viúva do homenageado, comentou que esta é uma homenagem que honra os trabalhos do farmacêutico e que demonstra o reconhecimento deste para a cidade. “Ele ficaria muito contente com esta homenagem. A população reconhecia na rua e dizia que ele era o melhor farmacêutico da cidade. Ele amava o que fazia e é muito gratificante notar este reconhecimento”, disse.

Adilson César, filho do farmacêutico homenageado, comentou a respeito do legado de seu pai e salientou seu amor pela família e ofício. “É um prazer ser filho deste homem, que dedicou a vida ao trabalho e família, e que teve seu nome honrado com está homenagem. Ele é do tempo em que os medicamentos demoravam a chegar e eram feitos de forma artesanal. Foi uma pessoa que foi muito boa com o povo de Tupã, especialmente o povo do sítio, e a população se lembra dele até hoje. Ele se foi, mas deixou um legado”, enfatizou.

Representando o Legislativo, o vereador Alexandre Scombatti comentou a importância da farmácia para a população e enfatizou a homenagem. “Esta farmácia vai ajudar muito, pois a população já vai poder sair da consulta e retirar o medicamento. Esta homenagem é muito merecida, e conta com a presença da esposa e dos filhos do homenageado. Parabenizo ao prefeito por escolher este nome e por lutar por uma Tupã cada vez melhor; e ao secretário por lutar por melhorias na Assistência Farmacêutica Municipal”, salientou.

Já a Dr.ª Carol Alves Machado, coordenadora da UPA, explicou o horário de funcionamento da farmácia e quais serão os medicamentos fornecidos. “Ela é uma farmácia de apoio, os pacientes recebem os medicamentos da prefeitura ao longo da semana e se precisar, aos finais de semana poderão retirar o medicamento aqui. Funcionará de sexta, sábado, domingo e feriados. Para atender melhor a demanda, foi elaborada uma lista de medicamentos que serão oferecidos, sendo formada especialmente de urgência e emergência”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo De Marchi, contou um pouco da história do farmacêutico na cidade e enfatizou que é uma homenagem justa, que enfatiza os trabalhos deste importante profissional da área da farmácia. Ele explicou que graças a esta nova estrutura, a população não precisará esperar mais 3 dias para receber os medicamentos necessários, evitando agravamento de quadros, agilizando o tratamento e economizando tempo e dinheiro.

“O farmacêutico foi um baluarte pra saúde e para o setor farmacêutico municipal. Ducler exerceu este ofício por muitos anos, desde a época da produção artesanal até os processos de forma industrial. Ele dominava muito a parte científica e sem dúvidas que esta é uma importante e justa homenagem. Esta farmácia agilizará os tratamentos e possibilitará a retirada de medicamentos aos finais de semana e feriados”, ressaltou.

O prefeito Caio Aoqui explicou que infelizmente, devido à pandemia, não pôde fazer nenhuma cerimônia, e que farmácia estava pronta desde o início de julho; e que devido à necessidade e importância desta estrutura, foi feita a entrega. Segundo ele, foi aproveitada a estrutura da farmácia da UPA para atender demandas de todas as Unidades de Saúde do Município aos finais de semana e feriado, homenageando um importante farmacêutico da cidade.

“Sempre que inauguramos alguma estrutura, buscamos homenagear algum tupãense que trabalhou e se dedicou pela nossa cidade. Quando falamos de assistência farmacêutica, não tem como não falar de Ducler César, que se doou e se dedicou à nossa cidade. Fizemos uma cerimônia simples, porém memorável; respeitando o distanciamento, para homenagear e entregar está importante obra. Agora, a população pode retirar medicamentos aos finais de semana e feriados, dando agilidade aos tratamentos e evitando agravamentos”, concluiu.

Sobre o Ducler César

Ducler César nasceu no dia 03 de janeiro de 1934; começou a trabalhar em 1945, quando tinha onze anos, na Farmácia Jóia, no Distrito de Teçaindá, município de Martinópolis. Órfão de pai, arrimo de família, precisou começar cedo a trabalhar durante meio período, enquanto no outro período, estudava. Em 1947, mudou-se com a mãe,  irmão e irmã para Quatá e foi trabalhar na Farmácia Nossa Senhora Aparecida, do farmacêutico e prefeito de Quatá, Antônio Silva, onde permaneceu até 1954.

Transferiu-se com toda a família para Tupã, cidade maior, a fim de tentar uma nova vida, passando a trabalhar na Farmácia Cruzeiro, cujo proprietário era Francisco Garcia Filho (o “Chiquinho da Farmácia”). Em 1956, transferiu-se para a Farmácia União, dos irmãos Waldemar e Sakae Nishimoto. Já no final de 1960, casado, fez uma sociedade com o cunhado, o Chiquinho Garcia da Farmácia Cruzeiro: os dois abriram a Farmácia Cruz Vermelha.

Depois de dois anos, Ducler comprou a parte do cunhado na farmácia. Pelo tempo de Serviço, um curso feito em São Paulo e fazendo jus ao desempenho, foi-lhe cedido, pelo Governo Federal, um certificado de Oficial de Farmácia Provisionado que dá o direito de responder tecnicamente por farmácia.

Em 1990 vendeu a Farmácia Cruz Vermelha, tornando-se responsável técnico da Drogaria Farma Noite Dia, de propriedade de seu filho Adilson. Passaram, pelo aprendizado de Ducler César, vários funcionários que hoje são proprietários bem-sucedidos.

Ducler César faleceu no dia 16 de março de 2019, aos 85 anos, deixou a viúva Eleny Rosa Vieira César e os filhos Adilson César, Mara Rejane César e Kátia Regina César, além de netos e bisnetos.

Sobre a Assistência Farmacêutica Municipal

Atualmente o serviço de Assistência Farmacêutica Municipal orienta, confere e envia os processos referentes à solicitação de medicamentos, recebe a informação de deferimento ou não do pedido; e em caso de autorização, busca o medicamento na DRS e entrega ao paciente na cidade, poupando tempo e deslocamento da população. O setor também atende as demandas de ordens judiciais do Município e do Estado, também realizando o processo de busca e fornecimento de medicamento aos pacientes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.