Pesquisar
Close this search box.

Escola Souza Leão lança RAP para incentivar estudos durante a pandemia

O mundo parou em 2020 devido à pandemia de Covid-19, entretanto a Educação precisou ser adaptada, em uma semana, no período de 16 a 20 de março, do ensino presencial para o ensino remoto. Um processo doloroso e solitário, principalmente, nas escolas estaduais, com pouco ou nada de recursos tecnológicos, à disposição.

Na Escola Estadual Luiz de Souza Leão, a alternativa para atender às especificidades do alunado foi criar um grupo de whatsApp para cada turma, além de uma página no Facebook (Luiz de Souza Leão) para postagem de atividades e a remodelação do site da Unidade Escolar (https://souzaleaodigital.wixsite.com/escola), todas essas ações foram amplamente discutidas com a equipe docente, a fim de contemplar as necessidades de acesso e, primordialmente, a aprendizagem dos alunos. O Estado ofereceu o aplicativo Centro de Mídias (CMSP) com 3 aulas diárias, de segunda a sexta-feira. Os alunos também podem acompanhar essas aulas na página do Facebook ou no canal do Youtube do Centro de Mídias, além da opção de sintonizar na Tv Educação, canal 4.3, na SkY canal 75.

Todas as ações visam a contemplar uma efetiva Busca Ativa, que é um recurso do estado de SP para, de fato, buscar os alunos que ainda não estão realizando as atividades do ensino remoto. Uma das ações para essa busca ativa é realizar o engajamento dos alunos. Dessa forma, no início do ano, o professor Ederson criou uma plataforma de podcast para a escola Souza Leão, intitulado Cola Nós, a fim de propiciar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo de nossos alunos.

Estudar exige uma rotina, foco e determinação, porém, no ensino remoto, a exigência é ainda maior. Para manter os alunos motivados para o 2o bimestre (01/06 a 31/07), a equipe traçou novos planos como entrevistas em uma emissora de rádio da cidade e a elaboração da canção “Somos Souza Leão”, trabalho realizado em parceria. A letra é de autoria da coordenadora pedagógica Renata Donadon Fresneda Calil com a diretora Iana Paula Dzioba Binha. Thiago Silva Andrade deu vida à letra da coordenadora Renata, produziu a composição, a melodia e interpretou lindamente a mensagem de incentivo aos nossos alunos e professores.

Tudo isso só foi possível devido ao espírito de trabalho em equipe e de parceria na Unidade Escolar. A coordenadora Renata Calil conversou com o professor Ederson, que é formado em Educação Física (Mestre em Educação Física Escolar) e ministra também as disciplinas de Biologia e Tecnologia na escola, criador do canal de PodCast #Cola Nós. Desse diálogo, imediatamente, houve a intermediação do professor Ederson com o professor Thiago Silva Andrade, residente em Tupã, educador de atividade física no SESC e músico nas horas de lazer.

Nosso lema só se fortifica, em meio ao caos dessa pandemia: Somos Guerreiros, Somos Souza Leão!

Professores Thiago Silva Andrade e Ederson – Equipe gestora da Escola Estadual: Renata Calil (coordenadora), Iana Paula Dzioba Binha (diretora) e Suzelaine Gesse (vice-diretora)

Clique no link abaixo e escute a música!

Texto: Renata Calil (Professora e coordenadora da Escola Souza Leão).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.