Pesquisar
Close this search box.

A origem do revólver

O revólver foi uma das primeiras armas de fogo de mão a serem usadas e deu origem a outras mais modernas como a pistola.

O primeiro revólver de que se tem notícia foi patenteado pelo Coronel Samuel Colt em 1836 e foi um enorme avanço pra época, pois era uma arma curta realmente prática se comparada às garruchas que se carregavam pela boca.

O revólver foi sendo aperfeiçoado e com o surgimento dos estojos metálicos em 1873, surgiu o revólver mais famoso da época, o Colt de ação simples da cavalaria norte-americana, conhecido por “Peacemaker” (Pacificador).

Wild West Colt

Este revólver aparece bastante em filmes de faroeste e devido a sua grande influência na colonização do Oeste americano, deu origem à célebre frase: “Deus fez os homens iguais, o coronel Colt tornou-os diferentes”.

Filme: Django Livre

A Smith & Wesson, empresa de armas fundada em 1854 era a única concorrente da Colt na América e seus revólveres .44 American e .44 Russian não tiveram tanta aceitação quanto os Colt entre os cowboys porque seu sistema de municiamento era extremamente difícil para quem andava  à cavalo.

Mas a Smith & Wesson não se deu por vencida e em 1899 inovou lançando o primeiro revólver de ação dupla e tambor basculante, modelo que foi copiado por outras fábricas e deu origem ao revólver que usamos hoje. Este era o modelo mundialmente conhecido como Military & Police (Militar-Policial).

De lá para cá, pouca coisa mudou no funcionamento dessas armas. As mudanças foram apenas nos materiais como o alumínio, novas empunhaduras, miras reguláveis, tamanhos de cano, oxidação e surgimento de diversos calibres, que dentre eles eu gosto do 38 SPL e 357 Magnum.

38 SPL e 357 Magnum

Os revólveres foram bastante utilizados pelas polícias brasileiras mas com o aumento da criminalidade e a modernização das polícias foram substituídos por pistolas semi-automáticas e se tornaram obsoletos no meio policial. Continuam sendo bastante utilizados para defesa residencial porque é uma arma segura, que não necessita tanto treinamento para utilizá-la, a munição é barata e fácil de encontrar, não tem travas e não te deixa na mão. Se um tiro falhar e só apertar o gatilho novamente que o tambor gira e lá vem o próximo.

Tem muita gente que ao assistir noticiários policiais, filmes e novelas, ainda não sabem diferenciar o revólver da pistola.

Aqui vai a principal diferença visual: o revólver tem tambor e a pistola não.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Marcio Jorge

Marcio Jorge

Marcio Jorge é formado em Direito, Inglês e Mecânica de Motos. É apreciador de motos de alta cilindrada, viagens, música, cerveja e é colecionador de cachaças!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.