Pesquisar
Close this search box.

Teste do pezinho – Exame realizado em recém-nascidos ajuda a diagnosticar doenças graves

A Secretaria de Saúde de Tupã alerta sobre a importância de realizar o teste do pezinho, nome popular da triagem neonatal oferecida de forma gratuita pelo SUS. Apesar de muito simples, ele possibilita diagnosticar várias doenças.

De acordo com a diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, o teste deve ser feito no recém-nascido entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. “Com algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar é possível detectar anomalias congênitas, ou seja, doenças que se apresentam no nascimento e que podem gerar sequelas graves se não tratadas”, afirmou.

Simone afirma que as doenças identificadas por esse exame de laboratório têm tratamento. No entanto, antecipar o diagnóstico continua a ser um importante recurso, pois na maioria das vezes, a criança não apresenta sinais ou sintomas de problemas de saúde no período neonatal.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marqui, em Tupã, o Projeto Curumim realiza o agendamento dos exames de triagem neonatal, e presta orientações para as mães e famílias dos bebês.

“No caso do teste do pezinho, as amostras coletadas são encaminhadas para análise no Serviço de Referência em Triagem Neonatal da UNICAMP/CIPOI”, informou o médico e secretário.  

De janeiro a 22 de junho de 2020, foram realizados 252 exames para recém-nascidos no município. A maioria desses testes obrigatórios pôde ser feita ainda na maternidade ou no domicílio porque, em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), os atendimentos do Curumim passaram por adequações para reduzir as chances de contágio das puérperas e dos nenéns.

“Equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF) são capacitadas para efetuarem o acompanhamento das crianças de Tupã, além de contar também com o apoio de médicos pediatras”, informou Miguel.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.