Pesquisar
Close this search box.

CCZ continua a castrar cães e gatos machos

Castração de fêmeas começa em julho, 150 cirurgias serão liberadas para agendamento

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã continua com o serviço gratuito de castração de animais domésticos. Todos os anos, uma cota de cirurgias é oferecida para a população e para organizações que resgatam animais abandonados.

De acordo com a agente do CCZ, Meiriele Cristina Santos de Mello, cães e gatos são castrados ao longo do ano independente de cota. No entanto, há um limite anual de castrações de fêmeas.

Este ano, há 150 procedimentos disponíveis para cadelas e gatas da população em geral, e outros 150 para aquelas que estão sob a tutela dos protetores dos animais.

“Dia 1º de julho, nós abriremos o período de inscrições para cirurgias de fêmeas. É importante salientar que apenas uma mascote pode ser operada por domicílio”, informou Meiriele.

Para que os agendamentos aconteçam de forma controlada, as equipes do CCZ criaram um sistema que respeita as orientações de segurança contra o Coronavírus.

Segundo o diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Robison Luis, “serão distribuídas 15 senhas por dia, das 8h às 12h. E o uso de máscaras é obrigatório, assim como o respeito pela distância mínima de 1,5 m entre as pessoas. Além disso, o responsável deve ser maior de 18 anos, apresentar RG e um comprovante de residência recente”.

Após o cadastro, os donos receberão do CCZ um protocolo com o mês de realização da castração. Os inscritos precisam esperar para saber a data da cirurgia que será definida pelo veterinário. Pois, os profissionais realizam até 50 procedimentos por mês.

A Prefeitura terceiriza as castrações de fêmeas através de processos licitatórios. Já a castração de machos é realizada pelo CCZ, por isso não tem cota.

O serviço tem o objetivo de controlar o nível populacional dos pets, evitar o aumento dos abandonos e reduzir a probabilidade de doenças como câncer.

A cirurgia de retirada dos ovários e do útero de animais de pequeno porte é considerada simples.

“O procedimento é gratuito, e o veterinário faz as orientações em relação ao retorno para retirada dos pontos. Porém, a compra dos medicamentos prescritos para recuperação é de responsabilidade do dono”, ressaltou a agente do CCZ.

A cirurgia de castração pode ser feita a partir dos seis meses completos. Cachorras com filhotes recém-nascidos precisam esperar de 30 a 40 dias para serem castradas. Para gatas, o procedimento pode ser feito mesmo que ela esteja amamentando.

Em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo (14) 3404-2200.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.