Pesquisar
Close this search box.

Entrega dos protetores faciais desenvolvidos pela Unesp e IFSP

Trabalhadores da Agricultura, Meio Ambiente e da Coleta Seletivo receberam kit de EPIs

Os primeiros protetores faciais moldados nas Impressoras 3D da Unesp e do IFSP de Tupã foram entregues à Prefeitura Municipal. A parceria com as instituições de ensino surgiu para suprir a demanda local, tanto dos setores de saúde, como de manutenção urbana, por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para contenção do Coronavírus (Covid-19).

A primeira remessa dos EPIs foi distribuída a aproximadamente 50 colaboradores da Coleta Seletiva. De acordo com o prefeito Caio Aoqui, a inclusão dos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi uma estratégia para aumentar da segurança desses trabalhadores que estão sempre circulando em ambientes públicos.

“Assumimos o compromisso de zelar pela segurança de todos os servidores, e consequentemente da população de Tupã. Para os trabalhadores do barracão da reciclagem nós entregamos kits completos com esses protetores faciais, e ainda aventais, luvas nitrílicas e máscaras descartáveis”, informou Caio.

Segundo o professor do IFSP, Dr. Rui Bertho Junior, ao menos 200 unidades ainda serão entregues para grupos considerados de urgência em Tupã. A previsão é para que no início da próxima semana as instituições entreguem mais EPIs.
Todo trabalho de montagem, higienização e selagem em embalagem plástica para entrega dos EPIs desenvolvidos por meio da tecnologia de impressão em 3D é realizado por um grupo de aproximadamente 20 alunos e dois professores da Unesp e do Instituo Federal, divididos em equipes presenciais ou em Home Office.

O tempo de impressão de cada peça leva cerca de duas horas. O professor da Unesp, Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, afirmou que o trabalho está mais ágil em função da aquisição, por parte da Prefeitura de Tupã, de mais três Impressoras 3D. “A gente estava rodando 24h por dia com as duas máquinas das instituições de ensino e de um voluntário. Não era fácil, por isso estávamos nos revezando em turnos. Agora, com as cinco máquinas apenas no laboratório da Unesp, estamos produzindo muito mais e trabalhando das 8h às 20h”, agradeceu.

Já o docente do IFSP explicou que empresas da região também colaboraram com projeto, oferecendo máquinas a laser ou em prensa para corte das viseiras de PETG ou Policarbonato. “Estamos recebendo pedidos de várias cidades e para ajudar no atendimento a outros municípios, a própria Rede do IFSP realizou a compra de materiais transparentes para os protetores faciais”, explicou o Rui.

O projeto das Instituições de Ensino previa arrecadar R$ 25 mil para custear a produção dos protetores que seriam doados para a Prefeitura de Tupã. Em contrapartida, a Administração adquiriu insumos necessários para fortalecer a iniciativa.

Até o momento, o site de arrecadação on-line “Universidades Públicas contra o Covid-19” arrecadou 33% dos R$25 mil necessários para atender à demanda da microrregião de Tupã. Empresas e membros da sociedade civil podem continuar colaborando por meio do site: http://vaka.me/985136

Entre as empresas parceiras: Rotary Club de Tupã, Rotary Club Tupã-Vanuíre, Rotary Club de Bastos, Rota Kids, Casa da Amizade, Lions, Faculdade de Engenharia de Biossistemas da Unesp, Empreender Junior da Unesp, Enactus Unesp, Engenheiros sem Fronteira de Tupã, PET Empreendedorismo, Centro Acadêmico IX de Novembro, Artemídia, Solis Aquecedor Solar, Fiveltec, Metal Meta, Maria’s Laser, Agrotekne, Flexa, Tupãpel, APER Cosméticos, VDLaser, Queijos Flor da Ju.

EPIs para servidores

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José “Vinagre” Rodrigues, informou ainda que houve a distribuição de máscaras descartáveis e luvas nitrílicas para todos os servidores da Pasta. “As equipes responsáveis pela varrição, limpeza e coleta de lixo urbanas também foram equipadas para prevenção e segurança, tanto do novo vírus como por sempre atendermos às normas de segurança do trabalho”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.