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Secretaria de Saúde divulga mudanças nos atendimentos

Mudanças seguem as recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomeração de pessoas

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) as mudanças no atendimento à população, devido às ações de contenção da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

As alterações começaram na sede da Secretaria de Saúde, que suspendeu o atendimento presencial no setor de agendamento.

Os atendimentos continuarão sendo realizados somente através do e-mail “centralderegulacao@tupa.sp.gov.br” ou pelo telefone (14) 3404-2201.

Já o horário para os atestados de saúde será diferenciado, com atendimentos das 7 às 13 horas.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) suspendeu as assistências de terapia ocupacional e realizará apenas atendimentos médicos, psicológicos e serviços sociais de urgência. A retirada de receitas será feita somente com horário agendado.

O Ambulatório de Saúde Mental suspende os atendimentos de psicologia, mantém as assistências médicas de urgência, e a retirada de receitas será realizada somente com horário agendado.

Já o Ambulatório Médico de Especialidades Municipais (AMEM) suspenderá os atendimentos médicos, de fisioterapia, de nutrição e de fonoaudiologia; mas manterá a perícia médica e o atendimento de colostomia.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) terá atendimento somente em casos de urgência, referenciados pelas unidades de saúde. O Centro Odontológico Municipal (COM) adiou os horários de atendimentos noturnos e realizará apenas atendimentos de urgência em horário normal.

O COM também centralizará os atendimentos odontológicos das UBSs e PSFs.

As Farmácias: Municipal, Formosa e PSF A passam a atender das 7 às 15 horas, realizando apenas entregas de medicamentos de uso contínuo (como os de hipertensão e diabetes) por 60 dias. As receitas dos medicamentos não controlados terão validade até dezembro de 2020.

O Laboratório Municipal reorganizou os horários de atendimento e suspendeu as coletas de rotina, mantendo apenas os exames de gestantes, oncologia, dengue e urgências.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) manterá os atendimentos, porém há a restrição de entradas de acompanhantes (exceto se o paciente for criança).

O munícipe que precisar de outros auxílios médicos fora de situações emergenciais deve procurar as unidades de saúde.

Os curativos realizados na UPA aos finais de semana e feriados devem ser feitos pelos familiares no próprio domicílio. Os materiais para os curativos podem ser retirados em sua unidade de saúde.

A orientação é que os munícipes procurem a UPA apenas em casos de urgência ou que não tenha pessoas que possam realizar o curativo.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Postos de Saúde da Família (PSF) reorganizaram todo o atendimento para evitar aglomerações.

Neste momento, a população deve procurar as unidades somente em situações necessárias, que não podem ser adiadas.

As UBSs e PSFs reagendarão todos os atendimentos de enfermagem dos pacientes hipertensos e diabéticos. Além disso, as coletas de exame Papanicolau e preventivo de câncer no colo do útero serão realizadas somente em casos de urgência.

As visitas domiciliares serão realizadas apenas em situações de urgência. As trocas de receitas de medicações de uso contínuo serão feitas sem o atendimento presencial dos pacientes que já são acompanhados nas unidades.

A solicitação de exames laboratoriais será mantida apenas para gestantes, pacientes oncológicos, suspeitos de dengue e urgências, conforme critério médico.

Atestados e afastamentos serão fornecidos exclusivamente conforme conduta e critério médico, mediante avaliações clínicas, se o profissional julgar necessário.

Já as atividades do projeto Pratique Saúde (grupos de atividade física) e também da Academia da Saúde também ficam suspensas.

Todos os atendimentos de cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS) estão paralisados neste período de pandemia.

As condicionalidades do Bolsa Família também ficam suspensas durante este período.

Durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a vacinação para idosos que pertencem aos PSFs será realizada em domicílio, conforme a disponibilidade de doses e organização de cada posto.

As demais pessoas do público-alvo pertencentes às áreas de UBSs deverão procurar a sua unidade para receber a imunização.

Já a vacinação de rotina (fora da campanha) ocorrerá no período das 13h às 16h30.

A Secretaria Municipal de Saúde determina que não seja permitida a permanência de acompanhantes durante os atendimentos médicos, exceto quando o paciente é criança, idoso ou se encontra em uma situação específica. Neste caso, é permitida a entrada de apenas 1 acompanhante.

Quanto à assistência ao recém-nascido e à criança, estão suspensos os atendimentos de puericultura de rotina nas UBSs e PSFs.

Já o teste da orelhinha será realizado na Santa Casa; o teste do pezinho e a vacina BGC serão feitos em domicílio; e os atendimentos de pediatria de urgência ocorrerão no AMEM, mediante ao agendamento prévio.

A abertura de pré-natal está mantida nos PSFs e UBSs da Formosa e Centro de Saúde, em horários previamente agendados.

Os atendimentos de gestantes dos PSFs e UBSs da Vila Abarca serão centralizados no AMEM.

Os atendimentos de pré-natal estão mantidos na UBS Formosa e Centro de Saúde, com acesso alternativo para este fluxo.

Fica suspensa a inalação de rotina em todas as unidades de saúde, exceto urgências nos locais de atendimento;

Já a entrega de leite do Projeto Vivaleite será realizada apenas nas quartas-feiras, mantendo a quantidade mensal. Novos cadastros para participar do projeto ficam suspensos por tempo indeterminado.

O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, explicou que no caso de dúvidas, a população deve ligar em sua unidade de saúde. Ele comentou que nos próximos dias, serão divulgados os contatos telefônicos do serviço de “Call Center”.

“Em breve, implantaremos o serviço ‘Call Center’, onde os profissionais estarão à disposição para o esclarecimento de dúvidas das 7 às 19 horas. Nos próximos dias divulgaremos os contatos telefônicos. Enquanto isso, a população pode ligar em sua unidade de saúde”, disse.

Donadelli reforça que a população deve comparecer aos serviços de saúde somente no horário previamente agendado, evitando chegar antes, para evitar aglomerações nas salas de espera.

“Organizamos todos os atendimentos para o bem da população, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Neste momento, pedimos a colaboração dos munícipes, para que evitem procurar os serviços de saúde com mais de um acompanhante, e que levem o acompanhante somente se necessário”, pediu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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