Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura divulga novas medidas preventivas contra o Coronavírus

Decreto determina as precauções adotadas pela Administração

Na manhã da última terça-feira (17), em coletiva de imprensa, realizada na sala de reuniões “Jornalista Valter Zômpero”, o prefeito Caio Aoqui, ao lado do secretário municipal de Saúde, César Donadelli e do secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, comunicaram as medidas preventivas que estão sendo tomadas pela Administração para evitar a proliferação do novo Coronavírus (COVID-19).

De acordo com o Executivo, a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos preparou um decreto, onde explicará as medidas da Prefeitura para a contenção do vírus no município e evitar que ele se espalhe.

Dentre as medidas já declaradas pela Administração, está a interrupção completa das aulas nas escolas e creches do município, para evitar que o vírus se espalhe entre as crianças e afete seus pais e responsáveis, que apresentem outros quadros de doenças, agravando o estado de saúde com a presença do vírus, assim como explica o secretário de Educação, Valdir Berti.

“É importante que a Administração tome medidas preventivas contra o COVID-19. A interrupção das aulas da rede municipal, é de acordo com reunião extraordinária que tivemos com o Comitê Educacional e o decreto expedido, na última sexta-feira (13) pelo Governo do Estado, onde pede para que a população evite aglomerações. Aqui em Tupã, tivemos desde o início desta semana a presença de apenas 25% dos alunos matriculados em escolas e creches, mostrando o comprometimento dos pais em evitar que seus filhos sejam vetores deste vírus”, disse.

O Secretário ainda informou que, desde já, as orientações passadas aos munícipes é para que evitem levar as crianças às escolas, mas que as aulas serão somente interrompidas a partir da semana que vem.

“Estamos dando um prazo, até a próxima segunda-feira (23), para que as famílias se planejem em relação aos locais para deixar seus filhos. É interessante ressaltar que os pais evitem deixar as crianças na casa dos avós, que representam o grupo de maior risco da doença”, alertou.

Já o secretário municipal de Saúde, César Donadelli, destacou que as medidas da Prefeitura também são para evitar que a população dê crédito às notícias falsas sobre a pandemia. Donadelli explicou que as dúvidas referentes ao vírus, devem ser sanadas nas Unidades de Saúde do município.

Estamos em momento de preocupação e não de pânico. Por isso, pedimos a toda à população para que adotem as medidas preventivas necessárias para evitar a circulação deste vírus. Pedimos também para que as pessoas tirem suas dúvidas, referentes à doença, nos postos de saúde do município, evitando assim, espalhar mentiras e gerar pânico sem necessidade”, explicou.

Durante a coletiva, Donadelli ressaltou a todo instante a importância de procurar, em um primeiro instante, os postos de saúde mais próximos, para que não ocorra superlotação no Pronto-Socorro e na Unidade de Pronto atendimento (UPA) da cidade.

“Por vezes, o munícipe pode apresentar um quadro de resfriado ou gripe, e automaticamente remeter ao novo coronavírus. Desta forma, recomendamos que as pessoas nesta situação procurem o seu posto de saúde para tirar estas dúvidas. Os agentes de saúde dos postos são altamente capacitados para verificarem qual o melhor procedimento a ser tomado diante do quadro apresentado”, completou.

Donadelli ainda destacou que os munícipes que apresentarem quadros mais urgentes, deverão procurar o Pronto-Socorro, os demais casos são orientados a procurarem os postos de saúde mais próximos de suas residências.

“Para que não ocorra superlotação nas Unidades de Saúde, pedimos para que as pessoas procurem os postos de saúde para problemas menores. Desta forma, é possível evitar que idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes e diabéticos, que pertencem aos grupos de maior risco, fiquem expostos à contaminação do vírus e recebam o atendimento rapidamente” concluiu.

Já o vereador Gilberto Neves Cruz “Capitão Neves”, representando o Legislativo, falou sobre a importância de todos seguirem as orientações passadas pela Administração.

“Devemos todos evitar atitudes que contribuam para o alastramento desta doença. Por isso, é importante que nós reforcemos hábitos de higiene no dia a dia, lavando as mãos com maior frequência, utilizar o álcool em gel e evitar multidões”, disse.

O prefeito Caio Aoqui explicou que a Administração aplicará todas as medidas, previstas pelo decreto municipal, visando a saúde pública e evitando que haja um alto número de casos confirmados da doença no município.

“Todas as medidas, indicadas pelo Governo do Estado, serão aplicadas em nossa cidade de acordo com o decorrer dos dias. Já preparamos o decreto referente às atividades que serão paralisadas. Pedimos a colaboração de todos, pois estamos diante de uma doença altamente contagiosa e que, se não nos cuidarmos, pode acarretar muitos problemas para nosso município”, alertou.

Caio ainda ressaltou que as empresas privadas do município receberão as recomendações da Administração para auxiliarem na prevenção da doença conforme previsto no decreto. “É ainda mais importante que os estabelecimentos comerciais cooperem com as medidas necessárias para evitar a proliferação do vírus. Precisamos da ajuda de todos neste combate”, relatou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.