Pesquisar
Close this search box.

A Guerra do Paraguai

A Ponte da Amizade que liga Foz do Iguaçu no Brasil a Ciudad Del Este no Paraguai leva este nome devido a amizade e o comércio entre as duas Nações.

Ciudad Del Este é a maior zona franca de livre comércio do mundo e só perde para Miami e Hong Hong.

Ciudad Del Este – Paraguai

Mas Brasil e Paraguai já foram países inimigos durante o Império e travaram o maior conflito armado da América do Sul, a Guerra do Paraguai que teve início em Dezembro de 1864 e terminou em março de 1870 totalizando mais de cinco anos de lutas.

Se você pensa que um ditador não consegue afundar um país inteiro, então veja a história de Solano López o ditador Paraguaio que tinha o sonho expansionista de formar o Grande Paraguai anexando territórios da Argentina, do Uruguai e dos nossos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do próprio Paraguai.

O Exército Paraguaio invadiu o sul do Mato Grosso, onde hoje fica o Mato Grosso do Sul e então o Brasil, Argentina e Uruguai juntaram-se formando a Tríplice Aliança para combater o exército Paraguaio.

Na cabeça do ditador Paraguaio, seria um conflito rápido, pois o exército Paraguaio tinha superioridade numérica e como o Paraguai não tinha e não tem acesso ao mar, caso ganhasse a guerra teria acesso ao mar através do Porto de Montevidéu.

Só que não foi isso o que aconteceu. O Paraguai perdeu a guerra e teve em torno de 300 mil homens mortos, 75% da população Paraguaia da época.

Foi uma grande redução em sua população e sobraram apenas mulheres e crianças de colo, pois até crianças de 12 anos ou menos morreram em batalha quando já não haviam mais soldados.

As mortes se deram pelos combates, doenças decorrentes da má alimentação, epidemias e péssimas condições de higiene e diante disso o Paraguai tornou-se um dos países mais atrasados da América do Sul e não conseguiu se desenvolver da mesma forma que os países vizinhos.

A Guerra do Paraguai terminou quando o ditador Solano López foi perseguido e morto em Cerro Corá, após recusar-se à rendição.

Para quem gosta de História do Brasil, a Netflix tem um documentário chamado Guerras do Brasil.doc onde são contadas histórias desta e de outras guerras, como a invasão ao Quilombo de Zumbi dos Palmares.

Vale a pena conferir pois o saber não ocupa espaço.

Imagens: Google

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Marcio Jorge

Marcio Jorge

Marcio Jorge é formado em Direito, Inglês e Mecânica de Motos. É apreciador de motos de alta cilindrada, viagens, música, cerveja e é colecionador de cachaças!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.