Pesquisar
Close this search box.

Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã precisa urgente de doações

No período de férias escolares e festas de fim de ano, os estoques do Banco de Sangue do Hemocentro da Santa Casa de Tupã ficam abaixo do ideal, em janeiro, foram 195 coletas de sangue um número bem abaixo do esperado.

De acordo com a responsável pela coleta de sangue, Débora Guastali geralmente nesses meses as doações são bem menores que o normal:

“Conseguimos na última semana de janeiro algumas captações para aumentar o número do mês e assim ele não encerrar com o número tão baixo de bolsas de sangue no estoque”, explicou Débora.

O sangue do tipo O negativo é universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sague do paciente, ele é utilizado pelos hospitais.

“O estoque de sangues dos tipos O negativo e A negativo estão muito baixos, estamos precisando muito”, afirmou a responsável.

A situação precisa de atenção e mobilização da população de toda região, já que o Hemocentro da Santa Casa atende pacientes da entidade, do hospital São Francisco e cidades da região, como: Herculândia, Parapuã, Rinópolis, Iacri, entre outras.  

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

No local, basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão nacional de saúde e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

Acima dos 69 anos podem estar fazendo a doação desde que já tenham feito alguma antes do 60 anos.

O voluntário precisa ter boa saúde, ter dormido no mínimo 6 horas, se tiver ingerindo alguma medicação, leve o nome até o local da doação para ser avaliado.

Não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Para doar, basta comparecer ao Hospital Santa Casa ao lado do Pronto Socorro ou ligue (14) 3404- 5555 ramal 280.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.